segunda-feira

, 04 de março de 2024

Dom Airton ministra o Sacramento da Crisma em Pedra Bonita e Senhora das Dores

14 de setembro de 2022 Arquidiocese

Dom Airton presidindo celebração da Crisma em Senhora das Dores (MG) – Foto: Pâmela Ribeiro

 No segundo final de semana deste mês de setembro, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, ministrou o Sacramento da Crisma nas Paróquias de São José, em Pedra Bonita (MG), e Nossa Senhora das Dores, em Senhora das Dores (MG).

No sábado, dia 10, às 10h, a Matriz de São José de Pedra Bonita tornou-se pequena para o grande número de fiéis. À ocasião, foram crismados 138 jovens. Já no domingo, dia 11, no mesmo horário, 102 jovens foram crismados na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no Distrito de Senhora das Dores, pertencente à cidade Barbacena (MG), estando a Matriz totalmente tomada pelos crismandos, pais, padrinhos e fiéis.

Às homílias e ao final de cada celebração, Dom Airton ressaltou a importância do compromisso dos crismados, na construção de uma Igreja viva, atuante e forte para vencer os desafios da atualidade.

Antes da bênção final, o Arcebispo exortou os fiéis a rezarem pelas vocações sacerdotais e religiosas. Ainda, falou da importância de cada um descobrir a sua missão e vocação para vida e convidou à reflexão, aqueles que se sintam chamados para o sacerdócio de Jesus Cristo, afirmando que as 136 paróquias da Arquidiocese de Mariana, espalhadas por 79 municípios, precisam da formação constante de novos sacerdotes para continuar a sua ação evangelizadora no nosso meio.

Dom Airton posa com os jovens crismados da Paróquia de São José em Pedra Bonita. Foto: Paróquia São José em Pedra Bonita

Também, especialmente às moças, dirigiu o convite para que reflitam sobre suas vocações. “A Igreja de Cristo precisa de vocações religiosas femininas”, destacou.

Os Padres Rogério Gamarano Lopes, F.A.M e Joaquim Melo, respectivamente à frente das Paróquias de São José de Pedra Bonita e Nossa Senhora das Dores, de Senhora das Dores, dirigiram especiais agradecimentos ao Arcebispo Metropolitano de Mariana por sua disponibilidade e presença edificante entre o povo. Também dirigiram palavras de incentivo e gratidão aos dedicados catequistas que prepararam com cuidado e perseverança o caminho dos crismandos até a recepção do Sacramento.

Dom Airton foi homenageado pelo Congado no distrito de Senhora das Dores. Foto: Pâmela Ribeiro

Em Pedra Bonita, Dom Airton recebeu a homenagem da paróquia e uma poesia composta por uma das Crismadas. Em Senhora das Dores, a homenagem foi prestada pela Banda de Congado da localidade que cantou e dançou para saudar o Pastor.

Após a bênção final das celebrações, Dom Airton atendeu ao pedido para fotos com todos os crismados e seus pais e padrinhos.

Sobre as paróquias

Paróquia de São José, em Pedra Bonita

Igreja Matriz de São José. Foto: Efraim Rocha

A Paróquia de São José, em Pedra Bonita, foi criada em 1870, no governo de Dom Antônio Ferreira Viçoso, 7º Bispo de Mariana. Localizada na Zona da Mata Mineira, seu território faz limite com a Diocese de Caratinga. O nome do Município “Pedra Bonita”, é uma referência a uma pedra rara, destacada por sua altura de quase 1.500 m a nível do mar.

Com aproximadamente 7.000 habitantes, incluindo as Comunidades, tem atualmente o Padre Rogério Gamarano Lopes, F.A.M como Administrador Paroquial.

Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Senhora das Dores

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Foto: Efraim Rocha

A Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no Distrito de Senhora das Dores, em Barbacena, é uma jovem paróquia, criada em 15 de setembro de 2017, por ato de Dom Geraldo Lyrio Rocha, 5º. Arcebispo Metropolitano de Mariana.

Com aproximadamente 4.000 habitantes, a Paróquia está confiada, desde a sua criação, ao zelo pastoral do Pároco, Padre Joaquim Diogo de Melo.

Texto: Efraim Rocha

Agenda