terça-feira

, 23 de abril de 2024

Dom Airton ordenará quatro sacerdotes em maio

12 de abril de 2021 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana ganhará quatro novos sacerdotes no dia 08 de maio. À ocasião, serão ordenados, sob a imposição das mãos e oração consecratória do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, os diáconos transitórios João Luiz da Silva, Leonardo Sérgio Rosa Carvalho, Lucas Muniz Alberto e Ronaldo Henrique Furtado. 

A Celebração Eucarística será às 15h, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete. Devido à pandemia, a participação presencial na cerimônia será restrita. Entretanto, os fiéis poderão acompanhar a transmissão pela página no Facebook da Arquidiocese de Mariana e pelo canal no YouTube

Confira os relatos dos diáconos sobre as suas expectativas para a ordenação: 

João Luiz da Silva: 

“A Ordenação Presbiteral é um coroamento de uma longa trajetória de discernimento vocacional. É também a confirmação de um chamado e o início de uma vida ainda mais  ofertada a Deus e aos irmãos. Ser padre é ser pai e pastor que cuida. Por isso, tenho consciência de que é preciso viver em intimidade com o Mestre Jesus para agir sempre em nome d’Ele e na pessoa d’Ele. Consagro-me a Ele para que as pessoas sejam santificadas na verdade e no amor”.

Leonardo Sérgio Rosa Carvalho:

“A Ordenação Sacerdotal é um momento singular na vida de todo aquele que busca a vocação sacerdotal. Desde que se sente o chamado de Deus, este dia é sempre sonhado. Comigo não acontece diferente. Todavia, tenho plena consciência de que não se trata do fim da jornada, mas apenas do começo de uma longa caminhada que tem por objetivo o céu. Por isso, certo de carregar este tesouro em um vaso de barro, me aproximo da Ordenação com o coração cheio de alegria, pois creio que Nosso Senhor me escolheu pela sua misericórdia, e que é também por meio dela que Ele me sustentará no ministério”.

Lucas Muniz Alberto: 

“A ordenação sacerdotal é ao mesmo tempo conclusão de um longo itinerário formativo, de discernimento da vocação, e o começo de uma sublime missão. Missão esta de ser presença visível de Cristo Bom Pastor a todos aqueles que a Igreja me confiar e que se achegarem até mim. Dois sentimentos têm povoado o meu coração: gratidão e alegria. O primeiro deles é a  gratidão pela vida e vocação, e por todas as pessoas, familiares e comunidades que estiveram e estão presentes em meu caminho vocacional,  expressão da misericórdia de Deus para comigo. E o segundo é uma alegria muito grande por fazer em minha vida a vontade de Deus e servi-lo nos irmãos e irmãs”.

Ronaldo Henrique Furtado:

“Os sentimentos neste período de preparação para a ordenação sacerdotal são vários, mas se destaca a alegria e a gratidão. Alegria de poder em breve ser instrumento da graça do Senhor, neste novo tempo, tempo de pandemia. E gratidão a Deus por me amar, me chamar para ser padre e por me capacitar para permanecer em seu amor. Assim, me entrego totalmente na configuração ao Bom Pastor para que eu possa sempre dizer: ‘Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim’ (Gl 2,20)”.

Fotos: Ordenação diaconal em 2020. Crédito: Leonardo Gomes

 

Agenda