Na noite do dia 27 de março, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, participou do Especial “Desafios da Igreja – Ecologia Integral”, exibido, às 21 horas, pela TV Aparecida.
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025), que tem o tema Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), o programa abordou os impactos ambientais que aconteceram no Brasil e, aqui em Mariana (MG), o assunto em questão foi os 10 anos de rompimento da barragem de Fundão, que causou mortes e grandes danos ambientais e econômicos.
A repórter Camila Morais conversou com Dom Airton e com o Assessor da Dimensão Sociopolítico para a Evangelização da Arquidiocese, Padre Marcelo Santiago, além conversar com alguns ex-moradores do lugar, que mostraram a realidade vivida até então.
O prelado falou sobre as consequências emocionais, sociais e ambientais para quem mora na região e convive com a mineração. Ele destacou que “tudo foi devastado e hoje tem uma montanha de rejeito […]. Do ponto de vista social, as pessoas foram dispersadas e perderam a sua identidade humana e pessoal de relacionamento com o lugar onde viviam”, destacou o Arcebispo.
Padre Marcelo relembrou que, naquela época, abriu-se as campanhas para arrecadar donativos para as vítimas e a cidade sofreu um impacto social muito grande, que gerou uma especulação imobiliária enorme na cidade, além dos impactos da área da saúde e tantos outros.
O sacerdote ressalta ainda que a CF 2025 chegou em um momento oportuno, pois “a economia tem que estar a serviço da vida e não do lucro. O tema da ecologia vem sendo trabalhado a várias campanhas, sobretudo nesse século 21 e a igreja no Brasil tem essa consciência de que tudo está interligado, como diz o Papa. Reparação é aquilo que é possível fazer, já o dano é irreparável. Não tem como reparar aquilo que aconteceu”, ressalta.
Sob a perspectiva da CF 2025, a repórter visitou o subdistrito de Paracatu de Baixo, onde foi parcialmente destruído pelos rejeitos de lama tóxica e, também, o antigo distrito de Bento Rodrigues, que foi completamente devastado pelo desastre e mostrou como está a situação até os dias de hoje.
Além disso, o programa também mostra iniciativas que a Igreja católica cria para amenizar a crise climática, como por exemplo os estudos da encíclica Laudati Si e o Sínodo da Amazônia, no intuito de conscientizar a todos de que a natureza pede socorro para sobreviver a tantos maus tratos.
Clique no link abaixo e assista o programa, na íntegra.