quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Dom Airton participará da Visita Ad Limina Apostolorum juntamente com os bispos de Minas Gerais e do Espírito Santo

28 de setembro de 2022 Arquidiocese

Os (arce)bispos dos Regionais Leste 2 (Minas Gerais) e Leste 3 (Espírito Santo), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se preparam para a Visita Ad Limina Apostolorum que será realizada, entre os dias 17 e 26 de outubro, em Roma, na Itália. A agenda pastoral reunirá uma comitiva de 33 prelados, dentre eles o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

O grupo terá audiência com Papa Francisco, além de peregrinação aos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo e visitas aos departamentos que integram a Cúria Romana, os Dicastérios e Secretarias.

Tradição da Igreja

A Visita Ad Limina Apostolorum é uma tradição muito antiga na Igreja Católica e significa no limiar, na entrada, nos limites das Basílicas dos apóstolos Pedro e Paulo. Acontece a cada cinco anos e sua finalidade é expressar a unidade, a fidelidade e a comunhão de cada (arce)bispo com o sucessor de Pedro.

Durante o período em Roma, os (arce)bispos celebram a Santa Missa nas grandes basílicas, onde estão sepultados os apóstolos Pedro e Paulo. Também estão previstas reuniões nos principais Dicastérios, organismos da Cúria Romana que tratam do Episcopado, do Clero, da Doutrina da Fé, da Vida Consagrada, da Causa dos Santos, da Promoção da Evangelização, da Educação Católica e da Comunicação.

Encontro com o Papa Francisco

Um dos momentos mais esperados da atividade é o encontro com o Papa Francisco, que será realizado no dia 20 de outubro. Nessa visita ao Santo Padre, os (arce)bispos apresentam o relatório pastoral das (arqui)dioceses, enviado meses antes. Esse documento abrange as questões administrativas, o ministério do (arce)bispo, o funcionamento da Cúria Diocesana, a vida dos sacerdotes, a situação dos seminários e das vocações, congregações religiosas, as celebrações litúrgicas, os ministérios leigos, a catequese, as escolas católicas, as pastorais e movimentos, as relações ecumênicas, a presença da Igreja nos meios de comunicação e o relacionamento com o poder público, entre outras questões.

O momento, em Roma, ainda proporcionará que os (arce)bispos dos Regionais Leste 2 e 3 compartilhem os desafios e as experiências pastorais de suas (arqui)dioceses e da Igreja no Brasil, recebendo assim orientações e palavras de motivação do sucessor de Pedro. No grupo também estará Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo Metropolitano de Goiânia (GO).

A Visita Ad Limina Apostolorum poderá ser acompanhada pelo hotsite www.visitaadlimina.com.br, que será lançado na próxima sexta-feira (30) e pelas redes sociais dos Regionais Leste 2 e 3 da CNBB (Facebook, Instagram e YouTube).

Texto e imagem: Equipe de Comunicação da Visita Ad Limina

Agenda