quarta-feira

, 17 de abril de 2024

Dom Airton preside celebração da Crisma na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete

24 de maio de 2022 Arquidiocese

O arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, presidiu neste domingo, 22 de maio, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), a celebração eucarística que marcou a confirmação na fé de 123 pessoas entre jovens e alguns adultos da paróquia que receberam o sacramento da Crisma.

A celebração contou ainda com a presença do Pároco e Reitor da Basílica, Padre Euder Daniane Canuto Monteiro, do Vigário Paroquial, Padre Geraldo Luzia do Carmo, e do Diácono João Bartolomeu. Crismandos, familiares, padrinhos e representantes da comunidade paroquial também participaram da Santa Missa.

Após todo o trabalho de formação realizado pelos catequistas da paróquia desde 2019, a celebração da Crisma marcou, para os jovens e adultos, a Confirmação do Batismo pelo Espírito Santo. Durante o rito da Crisma, Dom Airton impôs as mãos e ungiu a cabeça de cada crismando com o Óleo do Crisma encorajando-os a assumir o compromisso de testemunhar a fé cristã.

Para o crismando Lucas Henrique de Paula Freitas, 18 anos, receber o sacramento foi um momento especial. “A Crisma, assim como todos os sacramentos, é muito importante para a vida do católico. A Crisma, em especial, confirma as promessas do nosso Batismo e a fé em Jesus Cristo. Estou começando a vida adulta e tenho certeza que esse sacramento infunde em mim muitas graças na vida pessoal, na família e com o próximo”, afirmou.

A catequista Luciene Maria Ferreira lembrou que durante a pandemia da Covid-19 os encontros de formação para a Crisma tiveram que ser realizados on-line e com experiências diversas que também contribuíram para a preparação com resultados positivos. Em janeiro deste ano, a formação voltou a ser realizada de forma presencial em todas as comunidades da paróquia.

“Um tempo marcado de encontro, muitas expectativas, desafios e de muito aprendizado. Apesar das limitações, um tempo de experiência com Deus que nos permitiu chegar a graça abundante da celebração da Crisma na qual 123 jovens, e, dentre eles, alguns adultos, foram ungidos com o Óleo perfumado para exalar em nossas comunidades o bom perfume de Cristo e ser assim instrumento de paz. A catequese agradece ao nosso pároco, Padre Euder, por todo apoio recebido de sua parte ao nosso trabalho e ao nosso Arcebispo, Dom Airton, por nos abençoar com a presença, palavras enriquecedoras e um toque carinhoso no rosto de cada crismado. São expressões e gestos que coroaram a belíssima celebração da Crisma em nossa paróquia”, relatou a catequista Luciene.

Com a colaboração: José Carlos Vieira; 

Fotos: Mauro Dutra (Pascom da Paróquia Sagrado Coração de Jesus)

Agenda