Pelo segundo ano consecutivo, as celebrações da Semana Santa na Arquidiocese de Mariana ocorrem de forma restrita, sem a presença dos fiéis. Neste domingo (28), o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, presidiu a missa do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana. A celebração, que foi concelebrada pelo Cônego Nedson Pereira de Assis e pelo padre Marcelo Moreira Santiago, contou somente com a presença das equipes de Liturgia, Canto e de transmissão da Santa Missa.
“Nos alegramos porque podemos celebrar a Paixão do Senhor neste primeiro dia da Semana Santa: o Domingo de Ramos. Nos entristecemos porque tantos irmãos e irmãs nossos não podem participar presencialmente destas celebrações, mas nós fazemos isso com o espírito de doação e de coração reverente nós queremos colocar nas mãos de Deus as nossas necessidades e, de modo especial, que Ele nos livre da pandemia e do flagelo desta doença”, afirmou o Arcebispo Metropolitano de Mariana durante a homilia.
Ao refletir sobre a Liturgia do dia, Dom Airton destacou a humildade de Jesus ao entrar em Jerusalém em jumento, trazendo à tona a imagem do servo do Profeta Isaías, simples e humilde, que entra na cidade Santa para, através dos seus gestos e palavras, anunciar a Boa Nova do reino e se colocar à serviço da vontade do Pai.
“Iniciamos, portanto, esta caminhada da Semana Santa já imbuídos desse espírito para podermos contemplar, a cada dia dessa Semana Santa, o mistério da nossa redenção. Jesus Cristo sofreu não por capricho, mas por amor a cada um de nós. Foi pregado à cruz e nela morreu para nos garantir a Ressurreição, para partilhar da realidade humana que se esvai no túmulo, mas a promessa da Ressurreição amplia esse horizonte e nós não ficamos presos à sepultura e à morte, mas temos a garantia da nossa própria Ressurreição em Cristo Nosso Senhor” enfatizou o Arcebispo.
Além da missa presidida por Dom Airton, em Mariana, aconteceram também celebrações às 10h na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus e às 17h30 na Matriz de Nossa Senhora Aparecida. Toda a programação da Semana Maior poderá ser acompanhada pela página no Facebook “Celebrações de Mariana”.
Ao longo do domingo, diversos fiéis colocaram ramos nas portas de sua casa para celebrar o Domingo de Ramos. Para auxiliar a vivência da Semana Maior, a Arquidiocese de Mariana disponibilizou o roteiro “Semana Santa em Família” com orações e reflexões sobre a paixão, morte e ressurreição de Cristo.