segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Dom Airton presidiu a celebração de Domingo de Ramos em Mariana

29 de março de 2021 Arquidiocese

Pelo segundo ano consecutivo, as celebrações da Semana Santa na Arquidiocese de Mariana ocorrem de forma restrita, sem a presença dos fiéis. Neste domingo (28), o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, presidiu a missa do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana. A celebração, que foi concelebrada pelo Cônego Nedson Pereira de Assis e pelo padre Marcelo Moreira Santiago, contou somente com a presença das equipes de Liturgia, Canto e de transmissão da Santa Missa.

“Nos alegramos porque podemos celebrar a Paixão do Senhor neste primeiro dia da Semana Santa: o Domingo de Ramos. Nos entristecemos porque tantos irmãos e irmãs nossos não podem participar presencialmente destas celebrações, mas nós fazemos isso com o espírito de doação e de coração reverente nós queremos colocar nas mãos de Deus as nossas necessidades e, de modo especial, que Ele nos livre da pandemia e do flagelo desta doença”, afirmou o Arcebispo Metropolitano de Mariana durante a homilia. 

Ao refletir sobre a Liturgia do dia, Dom Airton destacou a humildade de Jesus ao entrar em Jerusalém em jumento, trazendo à tona a imagem do servo do Profeta Isaías, simples e humilde, que entra na cidade Santa para, através dos seus gestos e palavras, anunciar a Boa Nova do reino e se colocar à serviço da vontade do Pai.

“Iniciamos, portanto, esta caminhada da Semana Santa já imbuídos desse espírito para podermos contemplar, a cada dia dessa Semana Santa, o mistério da nossa redenção. Jesus Cristo sofreu não por capricho, mas por amor a cada um de nós. Foi pregado à cruz e nela morreu para nos garantir a Ressurreição, para partilhar da realidade humana que se esvai no túmulo, mas a promessa da Ressurreição amplia esse horizonte e nós não ficamos presos à sepultura e à morte, mas temos a garantia da nossa própria Ressurreição em Cristo Nosso Senhor” enfatizou o Arcebispo.

Celebrações em Mariana

Celebração na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Crédito: Rui Souza l Pascom

Além da missa presidida por Dom Airton, em Mariana, aconteceram também celebrações às 10h na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus e às 17h30 na Matriz de Nossa Senhora Aparecida. Toda a programação da Semana Maior poderá ser acompanhada pela página no Facebook “Celebrações de Mariana”.

Semana Santa em Família

Ao longo do domingo, diversos fiéis colocaram ramos nas portas de sua casa para celebrar o Domingo de Ramos. Para auxiliar a vivência da Semana Maior, a Arquidiocese de Mariana disponibilizou o roteiro “Semana Santa em Família” com orações e reflexões sobre a paixão, morte e ressurreição de Cristo.

BAIXE AQUI O ROTEIRO SEMANA SANTA EM FAMÍLIA 

Agenda