domingo

, 19 de maio de 2024

Dom Airton realizou a dedicação da Capela Conventual do Mosteiro da Visitação em Barbacena

31 de agosto de 2022 Arquidiocese

No dia que a Igreja celebrou a festa litúrgica de Santa Joana Francisca de Chantal, em 12 de agosto, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, realizou a dedicação da Capela Conventual do Mosteiro da Visitação, em Barbacena (MG), ao Sagrado Coração de Jesus. À ocasião, foi feita também a consagração do novo Altar.

Segundo a Madre Maria de Jesus, a Capela do Mosteiro havia passado desde outubro de 2021 por obras de restauração. Por esse motivo, a dedicação do templo foi marcada pela emoção. “Não temos palavras para expressar o que vivemos neste momento da Solenidade de nossa Santa Madre. Sempre acreditamos no grande amor de Deus por nós, mas a experiência desse dia nos fez sentir como o Sagrado Coração de Jesus ama as filhas de São Francisco de Sales e de Santa Joana de Chantal que tanto glória deram a Ele, fundando nossa Santa Ordem. E a nós Ele nos deu seu Coração na pessoa de nossa Santa Irmã Margarida Maria com a missão de difundir a devoção ao seu Sagrado Coração”, disse.

A Madre Maria de Jesus ainda expressou o seu desejo em ser fiel e seguir as virtudes de humildade e mansidão que o Senhor deixou e que constituem o espírito deixado pelos fundadores da congregação. “’O espírito da Visitação é de grande humildade para com Deus e de grande doçura para com o próximo’. Que Nossa Senhora da Visitação nos ajude a sermos fiéis para assim ajudarmos a santa Igreja na salvação do próximo”, complementou.

Por sua vez, a Irmã Maria Leônia compartilhou que para ela a celebração da dedicação da Capela e a consagração do Altar foi dominada pela gratidão, louvor e uma forte unção espiritual. “O sentimento que realmente foi realizada a vontade de Deus e que Ele será muito glorificado nesta Capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Com a relíquia de nossa Santa irmã Margarida Maria no altar, a experiência da presença viva dela, dos nossos Santos Fundadores e todas as Visitandinas do céu a interceder por nós, atraindo graças do Sagrado Coração de Jesus pela Igreja de Mariana e por toda a Igreja universal, nosso Brasil e toda a humanidade”, ressaltou.

Quem também partilhou seus agradecimentos foi a Irmã Maria Dalva. “Gratidão à Divina Providência que nos obteve os meios de poder reformar nossa Capela tão do nosso agrado. E, a alegria de poder de novo acolher o povo de Deus para rezar conosco. E, gratidão ao nosso Arcebispo, Dom Airton, que aceitou presidir a dedicação da Capela e a Consagração do Altar. Com as palavras de Dom Airton, a Igreja tem uma disciplina, temos que fazer o que a Igreja diz; o centro da liturgia é Cristo. Eu me senti mais Igreja”, comentou.

Texto: com a colaboração de Ronaldo Gabriel

Fotos: Amare Foto Sacra

Agenda