sexta-feira

, 24 de maio de 2024

Dom Airton reflete sobre o tema do 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais

10 de maio de 2024 Arquidiocese

A partir do Concílio Vaticano II, há 58 anos, a Igreja Católica presente em todo mundo celebra na Solenidade Ascensão do Senhor o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Em sintonia com essa data, a ser comemorada neste domingo, 12 de maio, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, divulgou uma mensagem a todos os comunicadores da Arquidiocese.

Com um olhar atento às discussões atuais, para este ano, o Papa Francisco convida a Igreja a refletir sobre o tema “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”. Partindo da mensagem que o Santo Padre escreveu para a data, Dom Airton reconhece a potencialidade das redes sociais e outros recursos tecnológicos na comunicação, mas pede atenção ao utilizá-los devido, por exemplo, à desinformação e à polarização.

Meditando sobre o assunto, o Arcebispo Metropolitano de Mariana reforça que a comunicação parte de uma troca entre pessoas, brotando do ser humano, e não de recursos tecnológicos. “A inteligência, que é uma característica do ser humano, não pode ser um instrumento, uma máquina”, afirma.

“Valorizemos o ser humano, o coração humano, o sentimento humano. Sejamos, de fato, interlocutores entre nós”, clama Dom Airton, motivando a todos a lerem a mensagem na íntegra do Papa Francisco.

Assista ao vídeo:

O que é o Dia Mundial das Comunicações Socais?

O Dia Mundial das Comunicações Sociais nasceu a partir do documento Inter Mirifica e é uma oportunidade para refletir sobre os meios de comunicação juntos aos fiéis. Celebrada pela primeira vez em 7 de maio de 1967, anualmente, o pontífice à frente da Igreja Católica divulga uma mensagem para a data.

Segundo a Doutora em Comunicação, Irmã Joana Puntel, fsp (Irmã Paulina), “o primado de tais mensagens, segundo a missão fundamental da Igreja, tem sido sempre a de colocar a pessoa humana como centro do papel histórico e da função que os meios de comunicação têm na construção do viver humano, segundo a sua vocação basilar de ser humano e filho de Deus”.

Leia a mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais na íntegra AQUI

Leia também:

Papa Francisco reflete sobre a inteligência artificial e os seus impactos na comunicação