terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Dom Barroso celebra na Comunidade da Figueira

30 de agosto de 2019 Arquidiocese

Dando sequência as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Comunidade da Figueira, em Mariana, recebeu a visita do bispo emérito de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho, filho da Arquidiocese de Mariana, na manhã desta sexta-feira (30).

“Amar a todos sem distinção, este é o nosso propósito”, afirmou o bispo aos usuários e funcionários da Comunidade. Ele lembrou que é necessário tomar a iniciativa de amar e não amar os que nos amam. “Doar-se aos outros. É o que vocês fazem aqui, vocês que trabalham nessa casa, admiro muito o trabalho de vocês”, destacou.

“Quem quer ser feliz não tem outro caminho pra felicidade se não amar. É uma porta estreita e difícil sim. É estreita, mas está aberta a todos e quem não passa por essa porta não se salva. É o esforço de passar por ela que vai nos levar a essa alegria de fazer o bem”, disse Dom Barroso.

O grupo de terço dos homens da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, de Cachoeira do Campo, também esteve presente. Eles cantaram as orações iniciais do terço e deram sequência a reza. “É uma alegria imensa participar desse momento maravilhoso porque aqui é uma casa de bênção mesmo. A gente chega aqui e encontra paz. É a segunda vez que temos a oportunidade de vir e, para nós, é gratificante fazer parte desta família. Esperamos poder vir novamente”, diz o coordenador do grupo, José Geraldo Duarte.

Dom Barroso celebrou a missa, realizada em agradecimento aos colaboradores e lembrando os 13 anos do falecimento do Servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida, responsável pela fundação da instituição.

Homilia

“’Fixemos os nossos corações onde se encontra as verdadeiras alegrias’, não foi isso que falamos no começo aqui? Estamos vivendo a verdadeira alegria, a verdadeira alegria das coisas de Deus, alegria de quem faz o bem. É exatamente isso e está na oração de hoje”, comentou o bispo.

“Ser santo é simples, é orientar a vida de acordo com a vontade de Deus. Então temos que nos perguntar qual a vontade de Deus para nós hoje. Se você fizer a vontade de Deus, você está se santificando. A vontade de Deus é que vivamos a santidade, afastemo-nos das impurezas, tratando o próximo com santidade e com respeitro, como vocês tratam aqui, sem se deixar levar pelas paixões. Está na primeira leitura de hoje: São Paulo lembra que Deus não nos chamou a impureza, nos chamou a santidade”, reforçou.

Ele ainda destacou que desprezar o chamado de Deus é desprezar o próprio Deus. “Não é possível ser santo pela metade, santidade não combina com mediocridade. Não podemos ser medíocres, temos que nos entregar totalmente a Deus”, disse.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

As atividades da Comunidade da Figueira inspiradas na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla começaram no dia 21 de agosto com a Viagem ao Instituto Inhotim. Desde então, eles já participaram de várias atividades: Evento Rede Cidadã, Dia da Beleza, Transitolândia, Gincana, Piquenique realizado ontem (29) no Instituto de Filosofia do Seminário São José. A próxima atividade será na terça-feira, dia 3, em uma visita a um sítio na cidade de Mariana.

 

Agenda