quinta-feira

, 28 de março de 2024

Dom Barroso lança livro de homilia intitulado “Lições da Páscoa”

19 de julho de 2021 Arquidiocese

No último dia 27 de junho, aconteceu na Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG), o lançamento do livro “Lições da Páscoa”, de autoria do Bispo Emérito de Oliveira (MG), Dom Francisco Barroso Filho. O evento foi idealizado pelo Instituto Roque Camêllo e pela Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Mariana, com apoio da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades como: o Presidente de Honra do Instituto Roque Camêllo, Dr. Caetano Levi Lopes; o Pároco de Nossa Senhora do Pilar, Pe. Adílson Luiz; o Pároco de Nossa Senhora da Conceição e Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Mariana, Pe. Edmar José; o Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo; o Prior da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, Mauro Amorim; e a Secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro.

Dom Francisco Barroso, ao falar sobre sua nova obra afirmou que “o livro é uma publicação modesta e despretensiosa”, e que surgiu a partir de “simples homilias escritas durante todo o período da Páscoa”, em encontros on-line diários com seus sobrinhos. O Bispo dedicou o livro a dois grandes amigos: Dom Antônio Afonso de Miranda e ao Cônego Agostinho de Lourdes Coimbra, que comemora seu centésimo aniversário neste ano. Dom Barroso ainda informou que toda a arrecadação com a venda dos livros será destinada a uma Associação criada por ele, para auxiliar na construção de casas para famílias que vivem de aluguel ou não têm onde morar.

O desembargador e Presidente de Honra do Instituto Roque Camêllo, Dr. Caetano Levi, destacou a importância de Dom Barroso, que no auge de seus 93 anos de vida, continua firme na sua missão pastoral, inclusive nestes tempos difíceis da pandemia. “É com alegria que agradecemos mais esse legado precioso de fé, que nos ajuda a lembrar a importância da vida através de suas lições e reflexões pela ocasião da Páscoa”.

Por sua vez, padre Edmar aproveitou a oportunidade para nos lembrar a humildade e a simplicidade de Dom Barroso, “que trabalha as verdades da fé teológica com tanta profundidade e ao mesmo tempo, com uma linguagem acessível a todos”. O Pároco de Nossa Senhora da Conceição, relacionou o título do livro, “Lições da Páscoa”, com o momento desafiador que estamos vivendo na pandemia: “Apesar das dores e angústias enfrentadas no momento, devemos sempre cultivar a fé pascal, e lembrar que para além da morte, tem a vida. Através da perspectiva pascal da fé, podemos tirar muitas coisas boas desse momento”. E por fim, agradece ao Bispo, pelo “presente oferecido a todos nós” e que nos “ajudará a enfrentar esses tempos”.

O Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, descreveu Dom Barroso como um grande ouro-pretano, “Pater et Magister” (O Pai e Mestre), que após seu retorno de Oliveira, se dispôs a colaborar com todas as paróquias de nossa Arquidiocese. Ele lembra, que Dom Barroso é um “intelectual” e que já publicou vários livros, sendo um deles, sobre a Igreja de são Francisco de Assis, “que documenta não somente sobre a história, mas os valores artísticos da Igreja”.

Para quem se interessar em adquirir o livro “Lições da Páscoa” e não reside em Ouro Preto, pode entrar em contato pelo e-mail associacaodombarroso@gmail.com e informar seus dados pessoais e endereço para o envio. O pagamento poderá ser realizado eletronicamente, por meio de Pix. Para as pessoas que preferirem adquirir o livro presencialmente, favor agendar com a secretária de Dom Barroso, Andréia Santos, pelo telefone (31) 98895-2500. O valor do livro será de R$40,00.

Texto e imagem: site da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG)

Agenda