quinta-feira

, 13 de junho de 2024

Dom Edmar celebra missas no Seminário São José

22 de maio de 2024 Arquidiocese

Celebração na Comunidade da Filosofia.

Dom Edmar José da Silva presidiu entre os dias 14 e 19 de maio celebrações eucarísticas no Seminário São José, em Mariana (MG). O Bispo Auxiliar de Belo Horizonte esteve presente com os 110 seminaristas e vocacionados, e seus formadores, celebrando com cada uma das comunidades formativas: Grupo de Orientação Vocacional (GOV), Propedêutico, Discipulado (Filosofia) e Configuração (Teologia).

Nas missas, o novo bispo compartilhou a alegria que está vivendo neste momento tão importante e significativo de sua vida, bem como a gratidão ao Seminário de Mariana, lugar onde esteve durante grande parte da sua vida como seminarista e formador.

Celebração na Etapa do Propedêutico.

Para o seminarista Filipe Gonçalves, do 1º ano de Filosofia, “participar da missa presidida por Dom Edmar em nossa casa formativa foi uma experiência muito forte do amor de Deus. Foi uma vivência que nos ajudou a perceber a alegria que é presente na vida daqueles que escolhem fazer a vontade de Deus”.

Filipe ainda pontuou a satisfação de toda a Etapa da Filosofia em acolher o novo bispo, uma vez que ele exercia na comunidade as funções de diretor e professor. “É possível perceber em sua vida a missão da vida sacerdotal e a sua alegria em servir humildemente a todos, de forma pessoal e sincera. Isso é uma grande graça de Deus para cada um de nós e, sobretudo, para o nosso discernimento vocacional”, destacou.

Celebração na Etapa da Teologia.

O vocacionado Arthur Henrique, do 1º ano do GOV, também partilhou sobre participar da celebração. “Foi uma experiência que renovou em mim a alegria de seguir a Cristo. A partir do seu testemunho, sou capaz de dar um sim definitivo a cada dia. Para nós, vocacionados, esses momentos são luz para o discernimento da vocação e nos motiva a cumprir a vontade de Deus”, afirmou.

Dom Edmar José da Silva foi ordenado bispo no último dia 11 de maio, em Alto Rio Doce (MG), sua terá natal. Durante 15 anos, ele foi formador no Seminário São José, sendo professor e exercendo, até a sua nomeação episcopal, o cargo de Diretor Geral da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM).

O Seminário São José agradece a Dom Edmar pela disponibilidade e carinho com esta casa de formação, rendendo graças a Deus pela sua vida e vocação. Que Nossa Senhora da Assunção e São José, padroeiros arquidiocesanos, intercedam pelo seu ministério episcopal, para que ele seja fecundo e frutuoso junto ao povo da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Celebração com os vocacionados do GOV.

Texto e fotos: Comunicação do Seminário São José

Leia também:

Ordenação episcopal de Dom Edmar José da Silva reúne milhares de pessoas em Alto Rio Doce