terça-feira

, 18 de junho de 2024

Dom Edmar inicia seu ministério como Bispo Auxiliar de Belo Horizonte

07 de junho de 2024 Arquidiocese

Dom Edmar José da Silva foi acolhido na noite desta quarta-feira, 5 de junho, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG). A celebração eucarística, que marcou o início do seu ministério, foi realizada no Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia e contou do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, além de fiéis leigos e integrantes do clero marianense.

A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que agradeceu a participação de cada peregrino presente para rezar pelo início da nova missão de Dom Edmar.

“Experimento a alegria de estar reunido neste cenáculo Eucarístico, rezando para que o ministério de Dom Edmar seja muito fecundo. Entrar em uma diocese é ingressar em uma escola de serviços. Tenho certeza de que Dom Edmar trará muitas contribuições para a Arquidiocese de Belo Horizonte”, disse o Dom Walmor.

Em seguida, o vigário episcopal da Região Episcopal Nossa Senhora da Boa Viagem (Rensb) leu o ato de nomeação em que o Papa Francisco confia a Dom Edmar a missão de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Ao final da leitura, o prelado foi recepcionado por muitos aplausos.

Foto: Padre Sergio José da Silva

Ao final da celebração, Dom Edmar dirigiu uma mensagem aos presentes, agradecendo a presença e enfatizando que todos têm a missão de sempre reavivar a chama da vocação e anunciar o Evangelho com coragem.

“O Evangelho nos chama ao cultivo da esperança, que transcende o tempo presente. Sejamos promotores da vida no tempo presente, anunciadores da vida plena que nos aguarda no encontro com Deus. Quem se abre a essa esperança, nunca se decepciona”, afirmou Dom Edmar.

Lembrando de São Bonifácio, celebrado no dia 5, o Bispo Auxiliar de Belo Horizonte disse que a fé cristã tem “dimensão martirial”. “Há o martírio heroico, como foi o de São Bonifácio, mas também há aquele cotidiano, de serviços, superando com coragem as dificuldades da vida, para oferecermos um testemunho qualificado”, reforçou.

Nomeado pelo Papa Francisco para a missão de Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte em 6 de março, Dom Edmar José da Silva tem como origem o clero de Mariana, sendo o oitavo sacerdote chamado ao episcopado desde 2012. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 11 de maio, em Alto Rio Doce (MG), diante da presença de milhares de pessoas.

Dom Edmar com sacerdotes do clero marianense. Foto: Toninho Filmagens

Texto e foto de capa: Arquidiocese de Belo Horizonte