sexta-feira

, 04 de abril de 2025

Dom Edmar lança livro que busca amparar pessoas no enfrentamento de adversidades

03 de abril de 2025 Arquidiocese

O Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, Dom Edmar José dos Silva, lançará o livro “Provocações existenciais: a vida tem sentido?”, na próxima segunda-feira, 7 de abril, pela Editora Paulinas. Os textos foram escritos no contexto da Pandemia de Covid-19, e buscam ajudar as pessoas no enfrentamento de adversidades, com serenidade.

Dentre os temas retratados estão a morte como possibilidade existencial, a saudade — presença do ausente, o perdão a si mesmo, à própria história e nas relações, o valor do silêncio e a importância do amor.

Para auxiliar os leitores na busca pelo sentido da própria existência, o Bispo recorre às reflexões de filósofos clássicos e contemporâneos, teólogos e poetas. Os textos possibilitam uma leitura leve, de fácil compreensão, mas pedem reflexão, inspirando novos modos de pensar sobre a própria existência.

“O livro busca promover uma autocompreensão e melhorar a percepção sobre a própria vida […] Assim, a existência fica mais leve”, acrescenta o autor.

Lançamento da obra “Provocações existenciais: a vida tem sentido?”

  • 7 de abril, às 19h30.
  • Local: Salão do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia — Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175, bairro da Boa Viagem).

Biografia de Dom Edmar

Ordenado Bispo no dia 11 de maio de 2024, em Alto Rio Doce (MG), aproximadamente 57 km da cidade de Barbacena (MG), Dom Edmar José da Silva foi nomeado para o Ministério de Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco.

O anúncio da nomeação ocorreu no dia 6 de março de 2024. Formado no clero da Arquidiocese de Mariana, Dom Edmar nasceu no dia 19 de abril de 1975, em Alto Rio Doce (MG). Foi ordenado padre no dia 19 de abril de 2001. Em sua trajetória de formação, integrou o Seminário Menor da Congregação Orionita, em Belo Horizonte (MG), durante o período em que fez o segundo e o terceiro ano do ensino médio.

Ainda no processo de discernimento vocacional, transferiu-se para o Seminário de Mariana. Concluiu a graduação em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e em Teologia pela Seminário São José, em Mariana (MG). Especializou-se em Filosofia Moderna na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/MG) e em Metodologia do Ensino Superior, pelo CEPEMG/Centro Universitário Newton Paiva. É também mestre em Filosofia (PUG/ Roma).

Na Arquidiocese de Mariana, foi Pároco da Paróquia de São Sebastião, em Itabirito (MG) e da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG), Reitor do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG), presidente do Museu Aleijadinho, Diretor-geral e professor da Faculdade Dom Luciano Mendes de Almeida, representante arquidiocesano dos presbíteros e coordenador arquidiocesano de pastoral da Arquidiocese de Mariana.

Integrou o colégio de consultores da Arquidiocese de Mariana, foi formador do Seminário São José e fez parte da equipe arquidiocesana designada para contribuir com a promoção da sinodalidade, no horizonte da Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade na Igreja, convocada pelo Papa Francisco.

Com informações de Arquidiocese de Belo Horizonte
Foto: Caio Amora

Agenda