sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Dom Barroso será homenageado em Encontro de Corais de Mariana e Ouro Preto

21 de novembro de 2019 Arquidiocese

Dom Francisco Barroso Filho, Bispo Emérito de Oliveira, será homenageado no Vozes que Cantam – Encontro de Corais de Mariana e Ouro Preto. Desde 2004, o evento homenageia pessoas que se destacaram em defesa e preservação da cultura musical. Dom Francisco Barroso é músico e fundador do “Coral São Pio X”, de Ouro Preto, que neste ano completa 60 anos de atividade. 

“Sempre vejo nessa homenagens a delicadeza de Deus comigo. Todas as coisa que eu fiz foi pela graça de Deus. Por isso, vejo com naturalidade e simplicidade receber essa homenagem, pois é o Dom de Deus atuando, principalmente na música”, afirmou Dom Barroso.

Para marcar a homenagem, uma missa em ação de graças nas intenções de Dom Francisco Barroso Filho, homenageado como “Personalidade da música em Mariana e Ouro Preto 2019”, será celebrada no dia 28 de novembro, às 19h, na igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. A celebração contará com a participação do Coral São Pio X.

O evento

Chegando a sua 17ª edição, o evento será realizado entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro. Em Mariana, as apresentações serão na Praça da Sé, já em Ouro Preto, os corais se apresentam na Casa da Ópera.

De acordo com o secretario de Cultura de Mariana, Efraim Rocha, essa edição irá reunir 19 coros de diversas cidades. “O evento se propôs a resgatar e dar maior força a esta importante manifestação musical, revigorando o gosto pelo canto coral. Também queremos valorizar essa antiga tradição mineira e elevar os nomes das duas mais antigas cidades mineiras numa mostra da arte que aqui se produz desde os primórdios do século XVIII”, destacou.

O Vozes que Cantam – Encontro de Corais surgiu em 2003 quando reuniu coros de Mariana, tanto da sede quanto dos distritos. A partir de 2004 passou a homenagear como Personalidade da Música em Mariana pessoas que se destacaram na defesa da preservação da cultura musical. Em 2017 as secretarias de Cultura de Mariana e Ouro Preto firmaram uma parceria para realizar o vento nas duas cidades.

Com informações: Prefeitura de Mariana 

Agenda