Em 15 de agosto de 1967, Dom Geraldo Lyrio Rocha iniciava sua caminhada presbiteral em Fundão (ES), sua cidade natal, onde iniciou os seus estudos no Grupo Escolar Ernesto Nascimento. Cursou o ensino médio no Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória e no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória (ES). Estudou Filosofia no Seminário Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Fez mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma. Especializou-se em Liturgia, pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo, também em Roma.
Cinquenta anos depois, o arcebispo de Mariana ressalta a simbiose da celebração de seu jubileu, pois, mostra a relevância de seu sacerdócio relativo à Igreja particular de Mariana, com uma celebração contagiante, assim como é o sacerdócio do Cristo Jesus oferecido para a fraternidade e para a alegria da vida.
Nesta celebração, Dom Geraldo demostra sua preocupação de pastor com a eclesialidade de Mariana, a vida cultural, econômica, religiosa e os desafios de seu povo. Especificamente na elaboração dos projetos, dos planos de pastorais, dos trabalhos com os conselhos e as comunidades, tudo isso desde a base da comunidade, os grupos de pastorais, das várias instâncias ressalta uma preocupação simbiótica de Dom Geraldo com a arquidiocese de Mariana.
Observando Dom Geraldo, é possível notar o seu amor ao sacerdócio, à eucaristia, à liturgia que são afeitas ao povo, para que todos se sintam compenetrados e concentrados, para celebrar a alegria de ser povo de Deus.
Que o ministério presbiteral de Dom Geraldo seja motivação para o sacerdócio presbiteral e para, também, o sacerdócio do povo de Deus, na vivência e implantação deste reino de justiça e paz.
Mesmo com os desafios enfrentados nesta diocese, problema das barragens, dos atingidos, dos jovens, os desafios da caminhada do povo de Deus, dos encarcerados, que seja o seu ministério, neste cinquentenário, um grande estimulo, uma motivação inspiradora para o sacerdócio de todos, como ministros e como leigos.
Parabéns, Dom Geraldo, por todo exemplo, dedicação e fé nesta caminhada presbiteral.