terça-feira

, 27 de fevereiro de 2024

Dom Geraldo é homenageado pelo Grupo de Animação do Sínodo 2021-2024 no Brasil

04 de agosto de 2023

Na noite desta quinta-feira, 03 de agosto, o Grupo de Animação do Sínodo 2021-2024 no Brasil promoveu uma live sobre “Instrumentum Laboris”. À ocasião, foi recordado o caminho percorrido pela Igreja no Brasil na vivência das etapas do Sínodo, bem como ponderado sobre como dar continuidade ao processo do sínodo nas dioceses brasileiras.

Lembrando do Arcebispo Emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, havia sido escolhido pelo Papa Francisco para compor a delegação brasileira do Sínodo dos Bispos, durante a conversa, o primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Justino de Medeiros Silva, solicitou aos participantes que realizassem um minuto de silêncio em memória a Dom Geraldo.

“Dom Geraldo foi na Assembleia de Aparecida, no primeiro semestre, o primeiro bispo eleito como indicado de nossa conferência para participar do Sínodo. […] Peço a todos um segundo de silêncio e de memória, lembrando a graça que foi a vida de Dom Geraldo Lyrio Rocha na vida da Igreja no Brasil”, disse Dom João Justino.

Quem também prestou suas homenagens ao Arcebispo Emérito de Mariana e ex-presidente da CNBB, foi Dom Joel Portella Amado, presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB.

“Não há como não ter na mente quando Dom Walmor perguntava a Dom Geraldo se ele aceitava a indicação do episcopado brasileiro a ser apresentada ao Santo Padre e Dom Geraldo dizia: ‘o que a Igreja me pedir, eu não digo não’”, recordou Dom Joel.

Confira a live sobre o “Instrumentum Laboris” na íntegra aqui:

Outras informações sobre o Sínodo em: arqmariana.com.br/sinodo/ 

VEJA TAMBÉM