sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Dom Helder Camara está mais perto de ser declarado “venerável”

16 de novembro de 2022 Igreja no Brasil

Depois de dias de intensa reflexão sobre o tema “Pão em todas as mesas”, a Arquidiocese de Olinda e Recife informou na noite desta terça-feira, 15 de novembro, que aconteceu a validação jurídica de todo o material enviado a Roma para o processo de beatificação e canonização de Dom Helder Câmara, o que pode torná-lo venerável muito em breve.

O anúncio foi feito pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, na cerimônia de encerramento do 18º Congresso Eucarístico Nacional, no pátio da basílica de Nossa Senhora do Carmo, no centro do Recife (PE), diante dos cerca de 20 mil fiéis que participaram da missa no Marco Zero e que seguiram em procissão com o Santíssimo Sacramento até a Basílica.

Dom Fernando leu o comunicado enviado pelo vice-postulador da causa de canonização de Dom Helder, frei Jociel Gomes, arrancando aplausos dos fiéis.

Conheça o texto enviado pelo vice-postulador:

Exmo. e Revmo.
Dom Antônio Fernando Saburido, OSB

Comunico que foi emitido hoje, em Roma, o Decreto de Validade Jurídica do Processo de Dom Helder Camara, reconhecendo que todos os atos e toda documentação feitos na Arquidiocese foram aprovados pelo Dicastério das Causas dos Santos. Doravante, solicitaremos a nomeação de um Relator e iniciaremos a elaboração da Positio, que será, posteriormente, analisada pelas comissões de historiadores, teólogos, bispos e cardeais, a fim de que deem seus pareceres. Com a aprovação destas comissões, o Papa poderá declará-lo “Venerável”.

Rezemos nessa intenção.

Roma, 15 de novembro de 2022.

Frei Jociel Gomes, OFMCap.
Vice-postulador

Texto e foto: Arquidiocese de Olinda e Recife

Agenda