sábado

, 20 de abril de 2024

Dom Juarez toma posse como novo bispo da Diocese de Caratinga

20 de fevereiro de 2024 Igreja no Brasil

A Diocese de Caratinga (MG), pertencente à Província Eclesiástica de Mariana, viveu no último sábado, 17 de fevereiro, momentos de muita alegria com a posse canônica de seu novo bispo: Dom Juarez Delorto Secco. O rito foi presidido pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Na oportunidade, fiéis foram à Catedral de São João Batista para acolher o bispo que veio da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) para assumir a Igreja Particular, se tornando o sétimo bispo diocesano de Caratinga (MG). Ainda, mais de 25 bispos brasileiros, entre eles o Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, O.Cist., também estiveram presentes, além de leigos (as), religiosos (as), sacerdotes, diáconos, seminaristas e autoridades civis e políticas.

O rito

Após a saudação, o chanceler do bispado, Padre Bismarque Maciel proferiu a leitura das Letras Apostólicas, em que Dom Juarez foi nomeado Bispo Diocesano de Caratinga.  Em seguida, presidindo o rito, Dom Airton dirigiu ao novo bispo, afirmando que ele foi designado pelo Papa Francisco, mas enviado por Deus, Nosso Senhor. “Querido Dom Juarez, seja bem-vindo a nossa Província Eclesiástica de Mariana”, desejou o Arcebispo Metropolitano de Mariana.

Para entregar o báculo e a cátedra ao novo bispo, Dom Airton chamou o Bispo Emérito de Caratinga (MG), Dom Emanuel Messias de Oliveira, para acompanhá-lo no gesto. Empossado, Dom Juarez foi acolhido pelo clero diocesano, religiosos, religiosas e autoridades civis, para, em seguida, presidir a primeira celebração eucarística na Diocese de Caratinga como seu novo bispo.

Acolhida

Após a comunhão, Dom Juarez recebeu a mensagem de acolhida do Representante dos Presbíteros, Padre Ely da Terra, e da superiora das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Graças, Irmã Antônia da Consolação, MNSG.

Em sua mensagem no final da celebração, Dom Juarez falou da missão na Diocese de Caratinga. “Quero aproveitar esse momento para agradecer a Deus pelo dom da vocação! Acho que é muito importante na nossa vida a gratidão, agradecer a Deus por tudo que ele faz na vida da gente. E a vocação é o chamado de Deus. A gente não escolhe, mas é chamado por Deus. E a gente responde o sim, o chamado é amoroso, o sim também tem que ser com muito amor, com muita dedicação. Então é com esse, sim, que eu venho para Caratinga. Sempre disse sim a Deus em todos os sentidos, desde quando era pároco e depois também como bispo. Então essa importância de sempre dizer sim a Deus”, destacou.

Em entrevista coletiva, realizada antes da posse, Dom Airton enfatizou sobre a relação entre as duas Igrejas Particulares, visto que a Diocese de Caratinga, juntamente com as de Governador Valadares e Itabira-Coronel Fabriciano, pertencem à Província Eclesiástica de Mariana. “É uma alegria muito grande receber Dom Juarez nessa Província”, enfatizou.

Na ocasião, ele explicou que na Província Eclesiástica acontecem reuniões periódicas entre os bispos e outras que incluem os bispos, leigos (as), religiosos (as), sacerdotes e diáconos, para partilhar sobre a organização da Igreja na Província. “Há uma proximidade muito boa entre nós e nós partilhamos, de fato, as dificuldades, os problemas também, as soluções que nós encontramos para os graves problemas ou os problemas cotidianos que as quatro Igrejas encontram em seu dia a dia”, explicou.

Texto: Com informações da Diocese de Caratinga

Fotos: Pastoral da Comunicação da Diocese de Caratinga

Agenda