quarta-feira

, 17 de abril de 2024

Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa celebra um ano de ordenação episcopal

25 de janeiro de 2023 Arquidiocese

Há exato um ano, em 25 de janeiro de 2022, a Igreja no Brasil ganhava mais um bispo: Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, Bispo Diocesano de Colatina e Filho da Arquidiocese de Mariana. Neste primeiro ano de episcopado, Dom Lauro expressa sua gratidão a Deus pela sua vida e ministério e compartilha sobre a missão do bispo.

Confira o artigo publicado na edição nº 272 do informativo “Fermento” da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG):

Ao celebrar o meu primeiro ano de ministério episcopal, cheio de gratidão, elevo a Deus ação de graças, neste terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil, que tem como tema “Vocação, Graça e Missão”. Chamado à vida e pelo Batismo inserido na Assembleia dos Vocacionados que é a Igreja, após viver a alegria de ser leigo na Igreja e no mundo, fui convocado, ordenado e exerci sucessivamente os ministérios diaconal, presbiteral e episcopal. Sem nenhum mérito de minha parte, por pura graça e misericórdia de Deus, sou chamado e enviado em missão a serviço do Povo de Deus, na edificação do Reino do Pai inaugurado por Jesus Cristo na força do Espírito Santo, dom divino e tarefa da liberdade humana sustentada pela graça. Como disse Santo Agostinho, citado por mim nas ordenações presbiteral e episcopal: “Para vós sou Bispo, convosco sou cristão”. Na dignidade de batizados está a nossa alegria de redimidos por Jesus Cristo, irmãos na fé; no ministério ordenado está a missão e a responsabilidade do pastoreio. Rezem sempre por mim, para que seja um pastor segundo o Coração de Jesus, conforme o meu lema episcopal: “A Caridade de Cristo nos impele” (2 Cor 5,14).

No dia 25 de janeiro de 2022, Festa Litúrgica da Conversão de São Paulo, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Viçosa, fui ordenado Bispo por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Mariana, e pelos consagrantes: Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana e primeiro Bispo de Colatina, e Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória do Espírito Santo. Presentes numerosos bispos, padres, diáconos, consagrados e consagradas, seminaristas e uma multidão de cristãos leigos e leigas, que se estendia pelo adro da Igreja, além dos que acompanhavam pelas redes sociais de comunicação. Assumi a Diocese de Colatina como quarto bispo diocesano no dia 02 de fevereiro de 2022, Festa Litúrgica da Apresentação do Senhor, acolhido para a posse canônica na Catedral do Sagrado Coração de Jesus de Colatina pelo nosso Metropolita Dom Dario Campos e por muitos irmãos no episcopado, numerosos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, cristãos leigos e leigas, católicos de nossas comunidades eclesiais de base, evangélicos, autoridades civis, representação especial dos povos indígenas, representação expressiva da Arquidiocese de Mariana.

A missão do colégio apostólico continua através do colégio episcopal ao longo da história. Cada diocese é presidida por um membro do colégio episcopal, conservando a sucessão apostólica, na comunhão e sob a presidência do Sucessor do Apóstolo Pedro, o Bispo de Roma, atualmente o Papa Francisco. O Concílio Vaticano II na Constituição Dogmática sobre a Igreja Lumen Gentium aplica aos bispos a palavra de Jesus: “Portanto ensina o Sagrado Sínodo que os Bispos, por instituição divina, sucederam aos Apóstolos como pastores da Igreja, e quem os ouve, ouve a Cristo, mas quem os despreza, despreza a Cristo e Aquele que a Cristo enviou (cf. Lc 10,16)” (LG 20). Confio, mais uma vez, à Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, o pastoreio da Igreja de Colatina, para que eu possa ser testemunha do amor misericordioso de Deus para com todos!

Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, Bispo de Colatina – ES

Celebração em Ação de Graças

Para marcar a data, Dom Lauro preside nesta quarta-feira, dia 25, às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Fátima uma missa em Ação de Graças pelo seu primeiro ano de ministério episcopal.

Acompanhe ao vivo em:

Foto: Mariana Ferreira/Arquidiocese de Mariana

Agenda