A homenagem à Dom Luciano foi realizada no dia 12 de novembro, em sessão plenária, na Câmara dos Deputados, e contou com a presença do bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers.
Durante a sessão, vários deputados falaram sobre a humildade e o legado que Dom Luciano deixou e que persiste ao longo de todos esses anos.
Dom Luciano foi nomeado bispo em 1988, pelo Papa João Paulo II, como o quarto arcebispo e o duodécimo bispo da Arquidiocese de Mariana, atuando na região por 18 anos. Sua atuação foi marcada pela organização das cinco regiões pastorais, formação permanente do clero, realização de assembleias pastorais e à reestruturação dos conselhos arquidiocesanos. Além disso, não hesitava em denunciar injustiças, anunciar a esperança em Deus, testemunhar sua fé abundante e incentivar o amor e o serviço a Deus.
Dom Luciano faleceu dia 27 de agosto de 2006, dia de Santa Mônica, e deixou seu legado e exemplo na defesa da vida, na atuação nas pastorais e seu compromisso com os valores do Evangelho.
Além de Dom Luciano, também foram homenageados Dom Hélder Câmara e Dom José Maria Pires.
Confira a matéria da CNBB: