terça-feira

, 23 de abril de 2024

Dom Ricardo: X Encontro Mundial das Famílias é momento oportuno para fortalecer a Pastoral Familiar no Brasil

20 de junho de 2022 Igreja no Brasil

A Igreja celebra em todas as dioceses do mundo, de 22 a 26 de junho, o X Encontro Mundial das Famílias. Pela primeira vez, o encontro ocorre de forma multicêntrica, conforme o desejo do Papa Francisco, com atividades na sede principal e em todas as Igrejas particulares do planeta. O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, motivou os agentes da Pastoral Familiar para a participação no evento e recordou o pedido para que os bispos de todo o Brasil escrevam às famílias sob seu cuidado pastoral.

“É a nossa semana, em nível mundial. Aproveitemos isso como uma graça divina, momento oportuno para que nós possamos fortalecer a Pastoral Familiar no Brasil”, disse dom Ricardo, durante live na última semana.

Multicêntrico

A décima edição do Encontro Mundial das Famílias será realizada em Roma, assim como a primeira e a terceira edições (1994 e 2000). Ali estarão os delegados das Conferências Episcopais de todo o mundo (35 da CNBB), bem como representantes dos movimentos internacionais envolvidos na pastoral familiar. O tema escolhido para reflexão é “Amor em família: vocação e caminho da santidade”.

Com o novo formato escolhido pelo Papa Francisco, cada diocese foi convidada a organizar eventos semelhantes em suas comunidades locais. Em todo o Brasil já estão agendadas lives, encontros, missas, retiros, entre outras atividades voltadas para as famílias.

“A ideia, no Brasil, é que todas as paróquias, em suas missas, façam uma abertura. Os três dias que seguem, que todos também se comprometam a ter momentos de lives, de encontros, de aprofundamento dentro dos temas vocação, santidade, amor familiar, que exatamente é a força que vai trazer novamente esse incentivo à Pastoral Familiar em todo o Brasil”, explica dom Ricardo.

O casal coordenador da Pastoral Familiar, Luiz e Káthia Stolf, também motivou a participação dos agentes nas iniciativas locais:

“Queremos motivá-los e convidá-los: participe em sua comunidade, em sua paróquia, faça acontecer bonito esse X Encontro Mundial das Famílias. Também queremos agradecer os bispos, sacerdotes, agentes de Pastoral Familiar, movimentos e serviços que prepararam tudo com muito carinho. Estamos recebendo, de Norte a Sul do Brasil, a programação que está riquíssima. Obrigada pelo empenho de cada um”, motivou o casal.

 

Abertura nacional

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé e texto que diz "TESTGRAL FASLE BRASIL ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS ABERTURA NACIONAL Dom Ricardo Hoepers preside a Missa de abertura nacional 22/6-18h00 Basílica histórica de Nossa Senhora Aparecida Transmissão: TV Aparecida ENCONTRO MUNDIAL AAMLAS 022 JUNHO2"

O bispo, que é o referencial da Pastoral Familiar no país, vai presidir a missa de abertura nacional, no dia 22 de junho, às 18h, na basílica histórica de Nossa Senhora Aparecida. A eucaristia terá transmissão da TV Aparecida.

Já no encerramento, dom Ricardo destaca o pedido para que todas as dioceses, no domingo, 26, “tenham uma missa especial, um grande encerramento, com o envio das famílias, com a bênção das famílias, momento de convivência”.

                                                                 Carta às famílias

Pode ser uma imagem de texto

Também em cada diocese, os bispos foram motivados a escreverem uma mensagem às famílias de sob seu cuidado pastoral. “Depois, nós vamos reunir todas as cartas dos bispos e vamos fazer um livro que será um marco para o Brasil, para mostrar também que a Pastoral Familiar tem muito a dizer sobre família”, projetou dom Ricardo Hoepers.

 

Texto e imagens: CNBB 

Agenda