sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Revista Inconfidentia, da Faculdade Dom Luciano, apresenta textos sobre a história da arquidiocese de Mariana

17 de dezembro de 2019 Arquidiocese

A Revista de Filosofia Inconfidentia, da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), de Mariana, publicou o Dossiê “Memória e testemunho” nesta segunda-feira (16). A coletânea apresenta textos sobre a história da arquidiocese de Mariana que são originários das conferências e comunicações dos participantes no Simpósio Acadêmico Filosófico-Teológico. Esse evento foi realizado pela FDLM, em parceria com o Instituto Teológico São José da Arquidiocese, no período de 4 a 6 de fevereiro de 2019.

Na apresentação do Dossiê, os organizadores ressaltam que o tema proposto para o Simpósio Acadêmico, a “História da Igreja Particular de Mariana: memória e testemunho”, continuou as reflexões do mesmo evento realizado no ano de 2016. “Naquela ocasião, desejamos, inspirados pela celebração dos 270 anos da Diocese de Mariana, valorizar um pouco mais o conhecimento sobre a nossa própria História. Sempre com a consciência que a História da Igreja é, antes de tudo, a história de uma comunidade de Fé. É o itinerário, no tempo e no espaço, daqueles e daquelas que foram discípulos de Jesus e missionários da mensagem de seu Reino. E mais, o relato histórico nunca é uma abordagem apenas teórica e abstrata, pelo contrário, procura interpretar fatos, pessoas e culturas concretos em circunstâncias específicas”, ressalta o texto.

O Dossiê está disponível online e um dos autores dos textos é o arcebispo emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha. O material foi organizado pelo padre Edvaldo Antonio de Melo, coordenador do Curso de Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes, Cristiane Pieterzack, doutorando em filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, padre Adilson Luiz Umbelino Couto, coordenador do curso de Teologia do Instituto Teológico São José, e o professor Mauricio de Assis  Reis, doutorando em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Clique aqui e confira o dossiê na íntegra! 

A Inconfidentia

A Revista InconΦidentia, onde o dossiê foi publicado, surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade “Dom Luciano Mendes ”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e terá periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras.

 

 

Agenda