segunda-feira

, 22 de abril de 2024

Edições CNBB lança o texto-base da Campanha da Fraternidade 2023 que aborda o tema da fome no Brasil

27 de setembro de 2022

Já encontra-se disponível para compra, no site da Edições CNBB, o Texto-Base da Campanha da Fraternidade (CF) 2023 cujo tema é “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico inspirador “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). Pela terceira vez o tema da fome será tratado em uma CF pela Igreja no Brasil.

Na apresentação do texto, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chama a atenção que “a Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma”. O convite, portanto, é para “viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitária e social”.

No texto-base, com quatro capítulos distribuídos em 100 páginas, o leitor encontrará a oração, os objetivos geral e específicos e a letra do hino da CF 2023. A reflexão tem início, no capítulo I – “Na fonte da Palavra” com uma reflexão baseada no texto bíblico que inspirou o lema desta campanha.

No capítulo II – “Ver a realidade da fome”, o texto aborda as causas e os números da fome no Brasil bem como apresenta iniciativas em curso no país para sua superação. No capítulo III – “Iluminar com a luz da Palavra”, a publicação busca os fundamentos bíblicos e do magistério da Igreja que apontam a fome como um flagelo a ser superado. O capítulo IV – “Agir para transformar a realidade da fome” aponta uma série de sugestões para combater a fome no plano pessoal, comunitário-eclesial e da ação sociopolítica.

O subsídio apresenta ainda, nas conclusões, uma série de ações que podem ser feitas nas comunidades eclesiais para melhor planejar e organizar iniciativas ligadas à CF 2023, além de sugestões de documentários, filmes, músicas e poesias sobre o tema para inspirar a ação pastoral.

Música do Hino

A Secretaria Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu a melodia vencedora do concurso do hino da Campanha da Fraternidade 2023. Gabriel Belisario, de 23 anos, da diocese de Guarapuava (PR), foi o autor da melodia que animará as reflexões durante a Quaresma do próximo ano.

O processo de escolha foi realizado conforme o edital divulgado pela CNBB, após a escolha da letra. Concorreram 30 melodias, as quais foram triadas pelo Setor Música Litúrgica da Comissão para a Liturgia da CNBB. Desse processo, foram selecionadas 18 músicas. A partir daí, em nova avaliação pela comissão julgadora, foram eleitas quatro melodias, dentre as quais foi escolhida a vencendora.

A divulgação do áudio da música será realizada em breve, pelas Edições CNBB. Antes disso, serão feitos os processos de gravação e mixagem do material.

Texto e foto: CNBB

Agenda

VEJA TAMBÉM