sábado

, 23 de janeiro de 2021

“Em atenção à Tua Palavra” será o lema episcopal de Monsenhor Valter

27 de novembro de 2020

“Em atenção à Tua Palavra (Lc 5,5)” será o lema episcopal de monsenhor Valter Magno de Carvalho, que foi nomeado bispo titular de Giufi e auxiliar na arquidiocese de São Salvador (BA). A sua ordenação episcopal será no dia 23 de janeiro de 2021, em Barbacena.

“Tenho rezado pedindo ao Senhor que me ajude a abraçar esta missão com coragem e alegria. Na Palavra de Deus encontrei o lema que vai nortear a minha vida de bispo: In Verbo Tuo – em atenção à Tua Palavra (Lc 5,5). E a partir do lema imaginei os símbolos para o Brasão Episcopal”, disse.

Para a criação do brasão, monsenhor Valter contou com a ajuda do padre Fabiano Milione Honório. Conheça os detalhes:

  • A barca é símbolo da Igreja de Jesus. No mar turbulento da história, vence as tormentas e segue seu curso em busca do Reino Definitivo porque tem como timoneiro o próprio Senhor que não deixa à deriva aqueles que Ele escolhe como seus. Os remos soltos ao mar retratam o abandono dos discípulos da vida que tinham antes do encontro com o Senhor e a entrega à nova vida que surge dessa experiência.
  • O livro aberto da Palavra de Deus evoca a missão da Igreja, Casa da Palavra, servidora e anunciadora do Reino. Neste contexto se insere o ministério episcopal enquanto serviço incansável ao Evangelho.
  • A Flor de lis é uma evocação da Virgem Maria, a primeira discípula de Jesus e membro supereminente na Igreja. Sob os títulos de Senhora das Dores, padroeira da Paróquia de origem do bispo e de Senhora da Assunção, padroeira da Arquidiocese de Mariana, o bispo consagra seu ministério episcopal à Mãe do Divino Salvador.
  • O azul ao fundo do brasão retrata a abertura de horizonte do ministério episcopal, assumido como um serviço a toda a Igreja de Cristo.
  • O lema episcopal se inspira no evangelho de Lucas (5,1-11), no qual Jesus e os discípulos estão às margens do Lago de Genezaré. Eles labutam pelo alimento e, diante do insucesso, são interpelados pelo Senhor a lançarem as redes em águas mais profundas. Coube a Pedro, atendendo ao mandato de Jesus, responder com a palavra inspiradora: trabalhamos a noite toda e nada pescamos, mas, in verbo tuo – em atenção à Tua Palavra – vou lançar as redes. A missão do bispo é sempre assumida por indicação de Jesus e executada com fé plena na sua Palavra.

Agenda

VEJA TAMBÉM