sábado

, 27 de abril de 2024

Em carta enviada, Papa Francisco reforça 6ª Semana Social Brasileira como caminho para uma Igreja em saída

21 de março de 2024 Igreja no Mundo

Com o coração repleto de esperança, o Papa Francisco dirigiu-se aos 150 participantes da Encontro Nacional da 6ª Semana Social Brasileira, que acontece em Brasília de 20 a 22 de março de 2024, com uma mensagem na qual mostra sua proximidade e suas orações pelo bom andamento do encontro.

Em um trecho do documento, Francisco reconhece na Semana Social Brasileira, desde sua primeira edição em 1991, um “caminho para uma ‘Igreja em Saída’, comprometida em derrubar os muros do descarte e da indiferença, acompanhando os mais pobres e carentes dos direitos básicos em sua luta por terra, moradia e trabalho”. Conheça a íntegra da carta abaixo:

AOS PARTICIPANTES DA VI SEMANA SOCIAL BRASILEIRA

Queridos irmãos e irmãs,

Com o coração repleto de esperança, dirijo-me a todos os participantes na VI Semana Social Brasileira, promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Evangelizadora da CNBB sob o tema “O Brasil que queremos, o Bem Viver dos Povos”. Quero assegurar-lhes minha proximidade e minhas orações pelo bom andamento do encontro e seus frutos.

Desde sua primeira edição em 1991, a Semana Social Brasileira propôs-se como caminho para uma “Igreja em Saída”, comprometida em derrubar os muros do descarte e da indiferença, acompanhando os mais pobres e carentes dos direitos básicos em sua luta por terra, moradia e trabalho.

Além disso, propõe uma nova economia, mais solidária, e a revitalização dos valores democráticos que auxiliam a construir uma sociedade onde haja verdadeira participação popular nos processos decisórios da Nação. Agradeço-lhes vivamente por este empenho e também pela promoção, juntamente com a juventude do Brasil, da “Economia de Clara e Francisco”.

Estou-lhes igualmente grato por promover o chamado, que dirigi aos participantes do Encontro Mundial dos Movimentos Populares em 2014, para se responder “a um anseio muito concreto, a algo que qualquer pai, qualquer mãe, deseja para os próprios filhos; um anseio que deveria estar ao alcance de todos, mas que hoje vemos, com tristeza, cada vez mais distante de ser realidade na vida da maioria das pessoas: terra, casa e trabalho” (Discurso, 28 de outubro de 2014).

Assim, espero que o “Mutirão pela vida’, organicamente vinculado à Semana Social Brasileira, produza abundantes frutos em favor de uma sociedade mais justa, na qual, como reza a Campanha da Fraternidade deste ano, se vivam a fraternidade universal e a amizade social.

Neste sentido, procuremos ver naqueles que são forçados a viver na miséria pelas injustiças sociais o rosto de Jesus que nos instiga a não permanecermos indiferentes, pois, como Ele próprio disse: “todas às vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a Mim que o fizestes!” (Mt 25, 40).

Confiando estes votos e preces à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, a todos concedo de coração a minha benção, pedindo ainda que não se esqueçam de rezar por mim.

Roma, São João de Latrão, 2 de março de 2024

Francisco

6ª SSB na Arquidiocese de Mariana

Na Arquidiocese de Mariana, as atividades da 6ª Semana Social Brasileira foram encerradas no início deste mês, dias 5 e 6 de março, com a realização de duas lives no canal do YouTube. Assista aqui:

Texto: Luis Miguel Modino, Regional Norte 1 da CNBB e 6ªSSB

Foto: 6ª SSB

Agenda