quarta-feira

, 24 de abril de 2024

Em carta, Mutirão De Comunicação 2021 convoca à comunicação integral como compromisso ético de atuação

27 de julho de 2021 Igreja no Brasil

Depois de dois dias de reflexões, espiritualidade, encontro e arte, dias 23 e 24 de julho, num encontro que reuniu mais de 5.000 comunicadores católicos de todo o Brasil, a 12ª segunda edição do Mutirão de Comunicação divulgou a Carta de Belo Horizonte, um documento que sintetiza os principais temas, questões e compromissos em torno de uma perspectiva de comunicação católica e cristã no país.

A carta foi firmada pelas organizações que promoveram o Mutirão: Comunicação Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pascom Brasil, a Signis Brasil e a Rede Católica de Rádio.

O documento reforça que os processos comunicacionais ganham cada vez mais relevância na vida social, “alçados velozmente às telas dos diversos tipos de dispositivos e plataformas”. O texto fala também dos atos de violência física e simbólica como tentativa de opressão e apagamento das diversidades e minorias.

Para superar os problemas enfrentados pelo Brasil, sobretudo os do âmbito da comunicação, a Carta de Belo Horizonte propõe um conceito de comunicação mais amplo, que passa pela “verdadeira disposição em abrir-se ao outro como condição essencial para um mundo mais fraterno.

A carta faz uma clara referência aos alertas do Papa Francisco na encíclica Fratelli Tutti: “o diálogo social autêntico inclui a capacidade de respeitar o ponto de vista do outro, admitindo a possibilidade de que nele contenha convicções e interesses legítimos (…). O debate público, se verdadeiramente der espaço a todos e não manipular nem ocultar informações, é um estímulo constante que permite alcançar de forma mais adequada a verdade ou, pelo menos exprimi-la melhor”.

As organizações convocam os cristãos católicos a uma comunicação integral como compromisso ético de atuação. “Olhar nos olhos e pelos olhos do outro, em sua diversidade e em sua condição real. Só é possível realizar esta missão fazendo-se testemunha e produzindo testemunhos empáticos que considerem e viabilizem o outro”, convida o texto. No documento, a Comissão organizadora reitera a confiança de que a comunicação seja cada vez mais indutora de uma sociedade transformada, verdadeiramente livre e fraterna.

Acesse a íntegra do documento: Carta de Belo Horizonte Mutirão de Comunicação 2021

Mensagem do Papa Francisco aos participantes

O Papa Francisco, por meio do Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, enviou uma mensagem aos participantes do Mutirão de Comunicação 2021. A saudação foi dirigida ao arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que fez a leitura na solenidade de abertura, na noite desta sexta-feira.

Conforme o documento, o Santo Padre foi informado da realização do evento e desejou transmitir seu afeto e uma palavra de encorajamento para todos os participantes do evento.

De fato, os cristãos são chamados a ser um sinal de esperança e solidariedade na sociedade brasileira tão atingida pela atual pandemia, inspirados pela fé e com a confiança de que o Senhor Ressuscitado acompanha os seus discípulos até o fim dos tempos.

Confira a íntegra da Carta do Papa Francisco ao Mutirão de Comunicação.

Finalistas dos Prêmios de Comunicação da CNBB

Os três trabalhos finalistas de cada categoria dos Prêmios de Comunicação da CNBB tiveram seus títulos e autores divulgados neste sábado, 24 de julho de 2021, durante o Mutirão de Comunicação. Os Prêmios de Comunicação da CNBB serão entregues nas cidades dos premiados, por meio das dioceses locais, entre agosto e outubro de 2021. Confira os nomes dos finalistas AQUI

Saiba mais como foi o evento em: https://www.cnbb.org.br/tag/mutirao-de-comunicacao-2021/

Texto e imagem: CNBB 

Leia aqui outras notícias da Igreja no Brasil e no Mundo

Agenda