sábado

, 20 de agosto de 2022

Em Congonhas, passarela de pedestres sobre a BR 040 já liga os dois lados do Pires

16 de dezembro de 2019 Arquidiocese

Foi concluída na manhã deste domingo, 15 de Dezembro, a montagem da passarela de pedestres sobre a BR-040 no KM 602 mais 560 metros e que agora já liga os dois lados do bairro Pires. A obra, que seria de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foi assumida pela Prefeitura, que buscou parceria na Ferrous, Ferro+, CSN, Gerdau, VALE, VSB, Ministério Público Federal e a comunidade do Pires, que juntos tornaram este sonho realidade. A concretagem das bases e do piso começa nesta segunda-feira. Em seguida, será instalada a iluminação.

Segundo o padre Paulo Barbosa, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas, a Igreja teve grande participação nessa conquista. “A Igreja sempre esteve ao lado do povo. Houve muitas mortes na BR. A população sofre o drama do trânsito intenso e perigoso. A passarela é uma grande vitória”, destacou.

Esta melhoria significativa para os moradores da região do Pires está sob gestão da da Secretaria de Obras da Prefeitura. A diretora de Obras, Rosângela Apolinário, e o engenheiro fiscal, Francisco André Coelho Freitas, acompanharam todos os passos desde a ordem de serviço emitida em 2018 e também se emocionam em ver a passagem de pedestres sobre a rodovia montado. “Do ponto de vista profissional, é mais um desafio projeto, uma satisfação muito grande participar desse projeto. Do ponto de vista social, bom saber que as pessoas vão deixar de correr risco e vão passar com toda a segurança sobre a passarela”. comenta Francisco.

Há 6 anos, após o atropelamento de uma criança e diante de mais uma negativa de realizar a obra por parte do DNIT, o prefeito Zelinho se comprometeu a buscar autorização e parcerias para instalar o dispositivo de travessia sobre a rodovia federal.

Após tantas dificuldades, como a necessidade de adequação do projeto a um outro, de duplicação da BR 040, e nova aprovação pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a obra será inaugurada em janeiro.

Com informações da Prefeitura de Congonhas

Agenda