terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Em live celebrativa, comissão abordará a temática “a profissão de fé, com o padre Abinar Oliveira

09 de março de 2022 Igreja no Brasil

Dando sequência à série de lives celebrativas, por ocasião dos 30 anos do Catecismo da Igreja Católica, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a live “A profissão de fé”.

A live contará com a exposição do padre Abimar Oliveira de Moraes, professor do Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Segundo o padre Abimar, o objetivo das lives é o de fazer entender as relações profundas que existem entre as atividades da catequese, principalmente em sua atualidade, e os conteúdos que o catecismo apresenta.

“De maneira especial, na sua primeira parte, o catecismo fala sobre o tema da profissão da fé; toda a primeira seção é dedica à revelação de Deus, como Ele revela o seu desígnio de bondade, as etapas desta revelação, como elas se desenvolvem em nossa tradição de fé alcançando, claro, em Jesus Cristo a sua plenitude”, explicou.

Na segunda parte da live, já no dia 24 de março, padre Abimar explica que pretende fazer uma reflexão sobre como entender a catequese atual colocando-a em referência estreita e direta com a revelação cristã “e a compreensão de que a pessoa humana é capaz de ter acesso, é capaz de se abrir a essa revelação”.

“Essa revelação, portanto, ela toca a vida da pessoa humana e ao tocá-la consegue justamente fazer com que a pessoa realize a maior de todas as suas inspirações”, diz.

Então, primeiro, padre Abimar relembra que o foco será o de olhar para os conteúdos que o catecismo apresenta sobre a revelação e a segunda live será sobre revelação e catequese.

As lives serão realizadas em dois dias -, 10 e 24 de março -, às 19h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da CNBB (Youtube e Facebook) e Catequese do Brasil, no Youtube. Acompanhe.

Lives celebrativas

A Comissão para a Animação Bíblico Catquética da CNBB propõe uma série de lives por ocasião dos 30 anos do Catecismo da Igreja Católica com o objetivo de “celebrar a publicação deste texto, que se tornou uma grande referência para o caminho da Igreja, especialmente da Catequese, nos últimos anos”, informa a assessora da Comissão, Mariana Venâncio.

Mariana Venâncio informou que os eventos periódicos, propostos pela Comissão, ajudarão a retornar ao texto do Catecismo da Igreja Católica, revisitando suas principais temáticas e aprofundando seu sentido com a ajuda de assessores convidados para cada mês.

“Consideramos que esta seja uma forma catequética de celebrar seus 30 anos: destacando sua grande contribuição, aprofundando em seu conhecimento e percebendo como sua recepção vai se modificando e amadurecendo com o passar do tempo, sem que o brilho de suas páginas deixe de refletir a luz da Igreja, em sua fidelidade ao Evangelho”, salientou.

Padre Jânison de Sá, também assessor da Comissão, acrescentou que nesses 30 anos se fizeram muitas reflexões, estudos. “Nos 20 anos, a CNBB organizou um Congresso e agora nos 30 anos, nós estamos realizando uma série de formações e também teremos o Seminário, e assim, o catecismo é importante no seu conteúdo para ajudar os cristãos a aprofundar e conhecer melhor a fé católica”, explica.

Para ele, o texto já é conhecido, mas sempre novo e importante para “revisitarmos e aprofundarmos com a diversidade de assessores que nós teremos durante o ano”.

Ao menos duas lives por mês, até novembro, estão programadas.

Confira as temáticas e os dias:

Fevereiro Introdução Vídeos – Mariana e pe. Jânison

 

24 de Fevereiro
Março Primeira parte – A profissão da fé

Primeira seção

Pe. Abimar Oliveira de Moraes 10 de Março
24 de Março
Abril Primeira parte – A profissão da fé

Segunda seção

Ir. Sueli da Cruz Pereira 07 de Abril
21 de Abril
Maio  Segunda parte – A celebração do mistério cristão

Primeira seção

Pe. Patrick Brandão 05 de Maio
19 de Maio
Junho Segunda parte – A celebração do mistério cristão

Segunda seção

Dom Armando Bucciol 23 de Junho
30 de Junho
Julho Seminário nacional de catequese   11 a 15 de Julho
Agosto Terceira parte – A vida em Cristo

Primeira seção

Prof.ª Maria Inês de Castro Millen 04 de Agosto
25 de Agosto
Setembro Terceira parte – A vida em Cristo

Segunda seção

Prof. Sérgio Mendes 15 de Setembro
29 de Setembro
Outubro Quarta parte – A oração cristã

Primeira seção

Ir. Ivete Holthmam 13 de Outubro
27 de Outubro
Novembro Quarta parte – A oração cristã

Segunda seção

Prof. Matthias Grenzer 03 de Novembro
17 de Novembro

O Catecismo da Igreja Católica (CIC)

Catecismo da Igreja Católica é uma exposição sistemática da doutrina Católica publicada no ano de 1992. A apresentação do seu conteúdo está organizada em quatro partes, a saber, a fé professada (a explicação do Credo), a fé celebrada (a apresentação da liturgia da Igreja), a fé vivida (a moral ou exigências dos mandamentos) e a fé rezada (a vida de oração da Igreja).

As bases que fundamentam toda essa apresentação são: a Sagrada Escritura, a Tradição Apostólica e o Magistério da Igreja. Esse conteúdo constitui a riqueza do pensamento da Igreja sobre os mais variados assuntos e dimensões da vida da pessoa humana, da Igreja e da sociedade.

Padre Jânison, salienta que o CIC traz referências importantes para a catequese, para os catequistas em todas as suas etapas. Ele também reafirma que o seu conteúdo está presente em todos os processos itinerários catequéticos.

“O catecismo é, de fato, um dom. É importante para a Igreja. Um presente deixado por São João Paulo II”, recordou.

Saiba onde adquirir a publicação, pelas Edições CNBB, (AQUI)

Texto e Imagem: CNBB

Agenda