sábado

, 02 de dezembro de 2023

Em Mariana, a tradicional bênção da garganta, no Dia de São Brás, é realizada na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção

04 de fevereiro de 2023 Arquidiocese

Na noite de sexta-feira, 03 de janeiro, Dia de São Brás, Santo conhecido como o protetor da garganta, o Arcebispo de Mariana, Dom José Airton dos Santos, realizou a tradicional “bênção da garganta”, durante a Santa Missa, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção. 

A cerimônia presidida por Dom Airton e concelebrada pelo Padre Geraldo Dias Buziani, Pároco e Reitor da Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, e o Padre Rosemar Marcos Condé, Promotor Vocacional da Arquidiocese de Mariana, contou com a presença de fiéis, leigos e religiosos, que foram à missa com intuito de pedir a Deus o livramento de todos os males da garganta e de doenças respiratórias. 

Durante a homilia, Dom Airton disse que São Brás inspira a conversão, a firmeza na fé e a dedicação à igreja. 

“A firmeza da fé dele e a dedicação dele à igreja e ao reino de Deus. É um Santo que inspira a conversão, porque ele não era padre, não era bispo, era um médico, mas estava insatisfeito, porque não se realizava fazendo somente isso, e tornou-se eremita. E as pessoas, por causa da penitência que ele fazia, do estilo de vida dele, quiseram que ele fosse bispo. Ele foi ordenado padre e depois foi ordenado bispo. Essa mudança de vida, pode acontecer na vida de todo mundo. A gente muda de forma radical. Por que você mudou de vida? Por causa da fé. Aí você muda mesmo para valer. E ele foi até o fim. Ele foi martirizado por causa da fé”, apontou Dom Airton. 

O Arcebispo de Mariana ainda destacou a importância dos cristãos católicos, dos pais, promoverem a catequese dentro de casa. 

“As pessoas precisam aprender de novo sobre Deus, sobre a Igreja, sobre Jesus Cristo. Os pais devem educar os filhos em casa. Encaminhar os filhos para a catequese. Um passo importante que a gente deveria fazer é incentivar a família a fazer uma catequese dentro de casa. Desde pequenininho, ensina a rezar, ensina o Pai Nosso, a Ave Maria, a rezar o terço”, destacou.  

Ao final da missa, Dom Airton junto ao Padre Geraldo e o Padre Rosemar concederam a benção da garganta, com duas velas em “V”, e fizeram a oração de São Brás. 

“Por intercessão de São Brás, bispo e mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós”. Amém! 

Outras informações estão disponíveis no site arqmariana.com

Foto: Magu Tavares