sábado

, 25 de maio de 2024

Em Mariana, Dia “D” da Comunicação da Região Norte mobiliza 26 agentes da Pascom

26 de abril de 2024 Arquidiocese

Foi realizado no último sábado, 20 de abril, o Dia “D” da Comunicação para os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Região Norte. O encontro aconteceu no Centro Regional de Pastoral, em Mariana (MG).

A formação foi ministrada pelas jornalistas Thalia Gonçalves, do Departamento de Comunicação da Arquidiocese (Dacom), e Claudiana Magalhães, agente da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora de Assunção (Catedral de Mariana).

A reunião contou com a presença de 26 agentes pastorais das paróquias da região, sendo três da cidade de Barra Longa (MG), da Região Mariana Leste, e teve como lema “Formar pessoas para comunicar com alegria o Evangelho”.

Durante a formação, Thalia expos dez pontos da comunicação do Papa Francisco para se pensar na vivência da pastoral comunicação nas paróquias. Os presentes foram divididos em três grupos, responsáveis por desenvolver reflexões para quatro questões, sendo a principal “como reanimar a Pascom?”.

A agente da Pascom da Paróquia São Sebastião, em Itabirito (MG), Haysys Maria Ferreira, conta que os grupos de discussão serviram para mostrar que as paróquias têm suas dificuldades e que muitas vezes são as mesmas.

“Com a troca de experiências que tivemos, aprendemos com os erros e acertos. Um momento de nos conectarmos com novas pessoas e novos pensamentos. Foi uma manhã muito produtiva e agradável. Por mais encontros assim, e que mais pessoas tenham acesso a esse tipo de experiência”, desejou agente.

Já a jornalista Thalia, que ministrou a formação, disse ter sido muito positivo o trabalho em grupo e que a partir deles muitas ideias interessantes surgiram. “Alguns grupos saíram de lá articulados entre si, com ideias de projetos para poder fazer uma articulação em conjunto com a Pascom de outras paróquias. Foi um momento muito rico de partilha também porque os demais puderam ver o que estava funcionando bem em uma paróquia e pensar como isso poderia ser aplicado na realidade de sua paróquia”, comentou.

O Dia “D” da Comunicação é uma iniciativa promovida pela Assessoria Arquidiocesana da Pascom e do Grupo de Discussão sobre Comunicação (GDCom) e tem como intuito ser um momento de partilha e escuta da pastoral na Arquidiocese.

Texto: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana
Fotos: Thalia Gonçalves e Rômulo Ribeiro