terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Em meio à pandemia, paróquias mantém viva a devoção mariana

07 de maio de 2020 Arquidiocese

Para os cristãos, maio é o mês dedicado a Nossa Senhora. Em muitas paróquias e comunidades da arquidiocese este é o mês das coroações e homenagens a Maria. Devido à pandemia da Covid-19, os fiéis se adaptaram para manter viva essa devoção.

Na cidade de Itabirito, na Região Norte, a Paróquia de São Sebastião iniciou a campanha “Em Casa com Maria”. A iniciativa visa cultivar a tradição de coroar Nossa Senhora nos lares. “A experiência está sendo muito bonita. As crianças e as famílias estão realizando as coroações em casa e estão publicando as fotos em suas redes sociais utilizando a #EmCasaComMaria. As pastorais também estão recebendo as fotos, estão selecionando e enviando para o e-mail da Pascom para que sejam publicadas oficialmente no perfil da paróquia. A resposta tem sido positiva”, afirmou o pároco, padre Rodrigo Artur.

Em Passagem de Mariana, na Região Norte, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia de Nossa Senhora da Glória irá edita e divulgar vídeos dos paroquianos homenagens à Maria e também a reza do terço.

“Iremos divulgar os vídeos de homenagem a Maria feita pelas crianças, gravados de sua casa. Vídeos de momentos de oração do terço e vídeos dos catequizandos coroando Nossa Senhora em suas casa”, explicou a integrante da Pascom, Débora Santos. Todos os vídeos estarão disponíveis no canal do YouTube da paróquia.

Na paróquia de São Sebastião, em Coimbra, na Região Leste, as coroações estão sendo realizadas com os adultos que estão colaborando nas celebrações. “Fizemos assim para não aumentar a quantidade de pessoas nas missas”, afirmou o pároco, padre Lindomar.

“As catequistas da paróquia também fizeram uma proposta às crianças da catequese para junto com seus pais montarem um altar e colocar uma imagem de nossa senhora e nos dias da missa fazer em casa, em família a coroação mantendo a devoção a mãe santíssima”, acrescentou o padre.

Além dessas iniciativas, várias paróquias irão rezar o terço online com os fiéis ao longo do mês de maio.

Agenda