sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Em novembro, Arquidiocese de Mariana celebra o mês do dízimo

09 de novembro de 2021 Arquidiocese

Em novembro, a Arquidiocese de Mariana celebra o mês do dízimo, uma data que conscientiza sobre a importância da colaboração de todos os fiéis. Para vivermos bem este período, uma série de ações serão desenvolvidas ao longo de novembro.

Como a iniciativa, os seminaristas do primeiro ano de Teologia do Seminário São José estão realizando uma série de vídeos que reflete sobre o tema e sua importância para a Igreja. No primeiro vídeo, divulgado na última sexta-feira (05), o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José da Silva, relembra a história do dízimo na Arquidiocese de Mariana.

Segundo ele, a implantação da prática do dízimo está relacionada à chegada de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida à Arquidiocese de Mariana. Em 1988, no início do seu pastoreio, teve o desejo de trazer para esta Igreja Particular a Pastoral do Dízimo, abolindo as taxas que eram cobradas nas celebrações dos Sacramentos e em outras atividades religiosas.

O padre Edmar ainda ressalta a importância de trazer em pauta essa ação. “É uma ocasião especial que formamos e informamos nosso povo a respeito do valor do dízimo, das dimensões constitutivas e a respeito dos fundamentos bíblicos, teológicos e eclesiológicos desta prática pastoral que é a prática do dízimo”, lembra.

Assista ao primeiro vídeo em:

Assista ao segundo vídeo em:

Assista ao terceiro vídeo:

Roteiro de reflexão

Além dos vídeos, o Roteiro de Reflexão desse mês também está ligado ao dízimo. Com o tema “Dimensão Caritativa da Fé”, o subsídio busca meditar sobre essa prática, que deve ser cada vez mais valorizada e incentivada na Arquidiocese de Mariana.

“A opção por tratar somente desta dimensão, origina do desejo de que toda a paróquia da Arquidiocese de Mariana tenha um serviço de caridade organizado, aplicando bem os 10% do valor do dízimo que deve ser revertido para a atenção aos mais pobres e vulneráveis”, diz parte do texto disponibilizado no roteiro.

Sendo assim, o folheto de reflexão deste mês, busca com essa dimensão do dízimo realizar ações de assistência às famílias em vulnerabilidade social, que estão sofrendo as consequências socioeconômicas da pandemia. Baixe aqui o roteiro de reflexão

Convidamos a todos, durante esse mês, a voltar suas orações aos dizimistas e benfeitores desta Igreja Particular que garantem a continuidade da evangelização.

Hora Santa

Além disso, os seminaristas preparam um roteiro para rezar uma Hora Santa. Faça aqui o dowload do PDF

*Este texto está sendo atualizado conforme novas iniativas forem sendo desenvolvidas

Agenda