segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Em reunião, Equipe Arquidiocesana de Catequese avalia as atividades realizadas em 2021

04 de novembro de 2021 Arquidiocese

No último dia 30 de outubro, a Equipe Arquidiocesana de Catequese reuniu-se de forma virtual para refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo do ano. Na avaliação dos participantes, a mensagem da Equipe Arquidiocesana de Catequese enviada no Dia do Catequista, celebrado em agosto, foi considerada muito positiva.

Todas as regiões reuniram os coordenadores paroquiais de catequese de forma virtual, exceto a Região Mariana Centro que se reuniu presencialmente em Senador Firmino (MG). De forma geral, constatou-se que muitos catequistas estão desanimados e outros com anseio de começar novamente a catequese presencial. Ainda, percebeu, com preocupação, em algumas paróquias a precipitação com os sacramentos sem uma Iniciação Cristã.

Outro assunto abordado foi que, até o final do ano, será enviado um questionário para todas as paróquias no sentido de preparar a Assembleia Regional de Catequese.

Atividades para 2022

Durante a reunião, foi proposto um calendário para a realização das atividades da Catequese no ano de 2022:

Janeiro e fevereiro: Contato com os catequistas, formação e organização das atividades na Paróquia;

05 de março: Assembleia Regional de Catequese nos centros regionais das cinco regiões pastorais;

Abril: Retorno da Catequese presencial nas paróquias (Valorizar a Catequese, esperar um pouco para marcar a celebração de sacramentos);

30 de abril: Reunião da Equipe Arquidiocesana de Catequese, em Mariana (MG);

22 a 24 de julho: Assembleia Arquidiocesana de Catequese no Instituto de Filosofia do Seminário São José, em Mariana (MG);

28 de agosto: Dia do Catequista (Nível Paroquial) – Estudo do Diretório para a Catequese;

29 de outubro: Reunião da Equipe Arquidiocesana de Catequese, em Mariana (MG).

Ministério do Catequista

Em maio deste ano, por meio do Motu Proprio “Antiquum Ministerium”, o Papa Francisco instituiu o  Ministério Laical do Catequista.

Em setembro, na edição nº 319, o Jornal Pastoral  conversou com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jânison de Sá Santos.

CLIQUE AQUI PARA LER A ENTREVISTA

Com informações e imagens de Cláudia Cristino

Agenda