terça-feira

, 23 de abril de 2024

Em reunião, juventude da Região Mariana Centro se prepara para o 27º Grito dos (as) Excluídos (as)

04 de agosto de 2021 Arquidiocese

A Equipe de Animação Juvenil da Região Mariana Centro, junto ao padre Ronaldo Henrique Furtado, que acompanha a juventude na localidade, e o vigário episcopal, padre José Geraldo de Oliveira, realizou no último dia 31 de julho, em Piranga (MG), uma reunião com ênfase no que será trabalhado pela região na 27° edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas. O evento ainda contou com a participação de sete jovens das cidades de Catas Altas (MG), Piranga (MG), Presidente Bernardes (MG) e Senador Firmino (MG).

Durante o encontro foram abordados temas como os direitos da juventude, primeiro emprego, espiritualidade e outros assuntos que serão apresentados durante a live no dia 10 de agosto de 2021. A conversa, que terá como tema “Juventudes: protagonismo juvenil e participação popular”, é parte da série de ações em mobilização para o 27º Grito dos Excluídos e das Excluídas que serão realizadas ao longo do mês de agosto pela Arquidiocese de Mariana e está sendo organizada pela Região Centro.

Para o jovem Moisés José Moreira Ribeiro, da Paróquia Santo Antônio, em Presidente Bernardes (MG), “trabalhar o tema ‘Juventudes: Protagonismo juvenil e participação popular’ é deixar o jovem ser protagonista em diversos espaços sociais, culturais e pastorais. A participação é um direito fundamental da juventude que, de fato, encontra-se disposta a participar destes espaços”.

Mobilização para o 27º Grito dos Excluídos e das Excluídas

O mês de agosto será marcado pela mobilização para o 27º do Grito dos Excluídos e das Excluídas na Arquidiocese de Mariana. Para isso, serão realizadas lives durante todas as terças-feiras do mês de agosto, sempre às 20h, com transmissão pela página no Facebook e no canal do YouTube da Arquidiocese de Mariana. Além disso, spot de divulgação para as rádios e vídeos abordando os sete eixos temáticos fazem parte da série de ações para a ocasião.

A primeira live aconteceu no último dia 03 de agosto e teve como tema “Terra-território, Teto e Trabalho: a esperança está na organização popular e na soberania como princípio democrático “. Clique aqui e veja como foi

Veja a programação completa das próximas lives:

  • 10/08 – Juventudes: Protagonismo juvenil e participação popular;
  • 17/08 – Saúde, vacina já para todos e todas;
  • 24/08 – Militarização: Racismo e preconceito;
  • 31/08 – Mulheres: Equidade e direitos.

Texto: Com a colaboração de Moisés José Moreira Ribeiro

Foto: Heloiza Maria Câmara Milagres

Veja também: 

Agosto será marcado por mobilizações para o 27º Grito dos Excluídos e das Excluídas na Arquidiocese de Mariana

 

Agenda