terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Em reunião on-line, CNLB fortalece articulação e espiritualidade do colegiado deliberativo de Leigos e Leigas

19 de março de 2021 Igreja no Brasil

O Colegiado Deliberativo de Leigos do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) Leste 2 reuniu-se virtualmente em 13 de março. A reunião teve como objetivo rever e animar a caminhada dos representantes do laicato das diversas (Arqui)Dioceses do Regional, dar prosseguimento ao trabalho de articulação, organização do organismo, principalmente nestes tempos de pandemia, refletir sobre o fortalecimento da Espiritualidade do cristão e cristã leiga neste tempo quaresmal, apresentar o trabalho do CNLB e a Assembleia Geral de 2021.

Participaram da reunião o bispo diocesano de Teófilo Otoni (MG) e referencial da Comissão para o Laicato, Dom Messias dos Reis Silveira, Sônia Maria Gomes, presidente do CNLB Nacional, Leci Nascimento, presidente do CNLB do Regional Leste 2, os presidentes dos Conselhos de Leigos e representantes das equipes de articulação das (Arqui)Dioceses: Colatina (ES), São Mateus (ES), Cachoeira do Itapemirim (ES),Teófilo Otoni (MG), Mariana (MG), Montes Claros (MG), Uberaba (MG), Leopoldina (MG), Governador Valadares (MG), Caratinga (MG), Guanhães (MG), Campanha (MG), Divinópolis (MG), Diamantina (MG), Itabira/Coronel Fabriciano (MG), Pouso Alegre (MG) e Belo Horizonte (MG), representantes de formação, comunicação, juventude, equipe de espiritualidade, os membros do colegiado fiscal e conselho econômico.

Dom Messias dos Reis Silveira, ressaltou a importância da espiritualidade neste tempo quaresmal. “Importante ter uma vida com a leveza de espírito, precisamos de uma espiritualidade que nos mova neste mundo para cumprir a tarefa nesta terra: nossa missão”, afirmou.

O bispo fez referência ao tempo da quaresma e aos mistérios que serão celebrados na Páscoa e exortou a todos a continuarem na missão, especialmente na difícil situação vivenciada por causa da pandemia Covid-19. “É necessário ter um coração e atitudes solidárias. Verônica enxugou as lágrimas de Jesus. Precisamos ser ‘verônicas’ enxugando as lágrimas de tantos irmãos e irmãs. A via sacra é um constante em nossa vida e a cruz não é lugar de multidão, mas é preciso viver a experiência da cruz”, complementou. Ao final, Dom Messias estimulou a todos que sigam firmes com a proposta da Campanha da Fraternidade.

As equipes do Conselho apresentaram seus trabalhos, mostrando que com união, criatividade e coragem é possível vencê-los, apesar de todos os desafios do distanciamento social. Os destaques foram: Articulação da rede de comunicadores; Vídeo produzido pela juventude e a carta que será enviada a todos os membros do colegiado, incentivando os jovens a conhecerem o CNLB; Contato e levantamento das escolas de fé e política no Regional Leste 2; Proposta de encontros formativos on-line para o Laicato; Reunião com as expressões laicais com a presença de diversas comunidades de vida.

Ficou definido também a prorrogação do mandato da atual presidência do CNLB Leste 2, colegiado fiscal e conselho econômico por mais 12 meses, diante do momento atípico em que o Organismo se encontra.

Leci Nascimento, ressaltou a importância do cumprimento do calendário, da interação entre os membros do colegiado, da vivência de um diálogo amoroso e do cuidado, principalmente, com os mais vulneráveis. Ela também convidou a todos para a Assembleia Ordinária dias 22 e 23 de maio e reiterou o compromisso em continuar com a articulação do Conselho em todas as (Arqui)Dioceses e conversas com as expressões laicais do Regional.

Para encerrar a reunião, Sônia Gomes, lembrou os oito anos de pontificado do Papa Francisco e suas palavras ditas aos cristãos Leigos e Leigas. “Somos corresponsáveis pela Igreja. Somos partes do corpo da Igreja. Somos uma frente de trabalho. Não deixemos que nos roubem a esperança”.

Texto e imagem: CNBB Regional Leste 2

Agenda