sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Em videoconferência, coordenadores Diocesanos de Catequese se informam sobre o Ministério de Catequista

23 de junho de 2021 Igreja no Brasil

Os coordenadores Diocesanos de Catequese do Regional Leste 2 da CNBB reuniram-se de forma remota, em 19 de junho. Com a participação de 72 representantes das 25 Arqui/Dioceses de Minas Gerais e do Espírito Santo, o evento teve como tema “O ministério de Catequista”, instituído pelo Papa Francisco em maio de 2021.

Abordando a temática aos presentes, o Pe. Janison de Sá Santos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética, fez memória ao que significa o Ministério de Catequista, a partir do Diretório Nacional de Catequese e pelo Estudos da CNBB nº 95. Além disso, o padre apresentou o Moto Próprio Antiquum ministerium, do Papa Francisco.

Segundo a coordenadora da Comissão Regional de Catequese, Lucimara Trevizan, “foi um rico momento em que os coordenadores Diocesanos partilharam suas necessidades, iniciativas e também de receber informações de âmbito Regional”, afirmou.

Pesquisa

Durante o encontro virtual, foi apresentado o resultado da pesquisa sobre como está a catequese nas Arqui/Dioceses mineiras e capixabas neste período da pandemia. Constatou-se que: 63% estão oferecendo formação on-line para os catequistas; 77,8% estão enviando reflexões e roteiros para as famílias, celebrações da Palavra e 63% está promovendo reuniões on-line com os catequizandos.

Em relação aos desafios e dificuldades das Arqui/Dioceses estão: 77,8% mencionaram o desânimo dos catequistas; 81,5% citaram a dificuldade dos catequizandos com o acesso à Internet ou tecnologias; 74,1% afirmaram a dificuldade dos catequistas com o acesso à Internet para utilizar as ferramentas do ambiente digital e 66,7% alegaram a dificuldade em envolver as famílias.

Para encerrar o encontro, os participantes realizaram uma oração em memória das 500 mil vidas perdidas pela Covid-19.

Texto e imagem: Regional Leste 2

Leia aqui outras notícias da Igreja no Brasil e no Mundo

Agenda