segunda-feira

, 22 de julho de 2024

Emoção marca despedidas na Igreja Nossa Senhora do Carmo

29 de julho de 2023 Arquidiocese

Foto: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana

Na manhã deste sábado, 29 de julho, a Igreja Nossa Senhora do Carmo testemunhou comoventes celebrações em honra ao saudoso Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana. Com a presença de familiares, amigos, religiosos e autoridades da Igreja e de municípios pertencentes à região, o ambiente foi permeado por uma atmosfera de oração e gratidão pela vida desse notável líder espiritual.

O corpo de Dom Geraldo foi velado por muitas preces, enquanto os fiéis e os mais próximos rodeavam o falecido bispo em uma comovente demonstração de carinho e saudade. A primeira celebração do dia foi às 7h foi presidida pelo Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento. 

A Missa foi acompanhada pelos fiéis e grande parte do Clero Marianense e de diversas outras (Arqui)dioceses para as homenagens ao ex-presidente da CNBB. Primeiro bispo ordenado por Dom Geraldo na Arquidiocese de Mariana, Dom José Eudes emocionou-se na celebração.

Foto: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana

A segunda Missa de Exéquias, às 10h, foi presidida por Dom Valter Magno de Carvalho e contou com a participação ativa de Dom Geovane Luis da Silva, Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro, Dom Marco Aurélio Gubiotti e Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, além de todo o Clero, que se uniram para render suas últimas homenagens.

Durante a emocionante homilia, Dom Geovane enalteceu os trabalhos e a bondade de coração de Dom Geraldo. Em palavras carregadas de esperança, ele lembrou a todos que não nascemos para morrer, mas sim para ressuscitar, deixando uma mensagem de fé e conforto aos presentes.

A comunidade religiosa e toda a cidade de Mariana se uniram em um gesto de despedida e gratidão a esse líder que marcou a história da Arquidiocese. Sua presença inspiradora continuará a ser lembrada pelos valores e ensinamentos que compartilhou ao longo de sua vida.

Foto: Caio Amora/Arquidiocese de Mariana

Dom Geraldo Lyrio Rocha faleceu deixando um legado que transcende gerações, e sua partida deixa saudade nos corações daqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e serem impactados por sua sabedoria e compaixão.

Enquanto a comunidade enlutada lamenta a perda, ela se une em orações para que o exemplo de Dom Geraldo permaneça vivo e guie aqueles que seguem sua trajetória de serviço e dedicação ao próximo. Seu legado será lembrado como um farol de esperança e amor, perpetuando seus ensinamentos na vida daqueles que continuam sua missão.

Neste momento de dor e reflexão, a Igreja Nossa Senhora do Carmo se torna um espaço sagrado de acolhimento, onde todos encontram consolo e força para seguir adiante, sabendo que o legado de Dom Geraldo jamais será esquecido.

Foto: Caio Amora