segunda-feira

, 04 de março de 2024

Semana Vocacional é encerrada em Mariana

10 de janeiro de 2024 Arquidiocese

Uma missa presidida na segunda-feira (8) pelo padre Rosemar Marcos Condé, promotor vocacional da Arquidiocese de Mariana, marcou o encerramento da Semana Vocacional 2024, que reuniu 52 jovens, em Mariana. Refletindo sobre o tema “Minha vida é seguir o Bom Pastor”, a Semana Vocacional acolheu participantes de todas as regiões da arquidiocese. O grupo foi formado por 26 candidatos ao Grupo de Orientação Vocacional (GOV) e 26 ao Propedêutico.

Em sua homilia, Padre Rosemar ressaltou que a nossa identidade é de sermos filhos amados de Deus. “Saber-nos e sentirmo-nos filhos e filhas amados de Deus é ter consciência de que temos uma missão neste mundo. Ninguém veio a este mundo de graça, ou a passeio, ou à toa. Se estamos vivos, é por que Deus quer algo de nós”.

Após a celebração, o reitor do Seminário, Padre Sérgio José da Silva, agradeceu a todos os participantes, vocacionados e membros da equipe pela disponibilidade ao longo dessa semana.

Santa Missa de Encerramento da Semana Vocacional.

Organizada pelo Seminário Arquidiocesano de Mariana, a iniciativa começou no dia 2 de janeiro e contou com uma equipe de padres, diácono, seminaristas, leiga e psicólogos. Durante a programação, os participantes tiveram a oportunidade de partilhar sobre suas vidas e discernir sobre a sua caminhada vocacional.

Para o Reitor do Seminário, Padre Sérgio José da Silva, “a Semana Vocacional é sempre oportunidade que temos para conhecer melhor os candidatos e ajudá-los a perceber que nossa vocação diária deve ser sempre uma resposta de amor. As atividades foram intensas, porém, o sentimento é de gratidão por tantas graças vivenciadas. Encerramos a semana vocacional, mas continuaremos a refletir, rezar e trabalhar para ajudar aqueles que vêm até nós”.

Padre Sérgio José, reitor do Seminário, agradece aos presentes e colaboradores.

 

Para o candidato ao Grupo de Orientação Vocacional (GOV), Carlos Alexandre Lima Ferreira, 17 anos, da Paróquia São Silvestre, Viçosa (MG), “a Semana Vocacional foi essencial para me ajudar a discernir a minha vocação, que por muitos anos estive em dúvida sobre. Nos momentos de atividades palestras e principalmente nas orações pude responder sem medo meu sim”.

A Semana Vocacional foi encerrada com uma avaliação das atividades, por parte dos vocacionados, os resultados aos participantes e um almoço. Os aprovados vão iniciar seu acompanhamento no Grupo de Orientação Vocacional ou no Propedêutico ainda neste ano.

Dinâmica de grupo.

Texto e fotografias: Equipe de comunicação do Seminário São José

Agenda