quinta-feira

, 30 de maio de 2024

Encontrão Arquidiocesano do ECC reflete sobre o tema do Sínodo 2021-2024

02 de maio de 2023

Ocorreu no último domingo, 30 de abril, no Recanto Sítio da Lola, na cidade de Rio Pomba (MG), o IV Encontrão Arquidiocesano do Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Arquidiocese de Mariana. À ocasião, o evento de reavivamento reuniu cerca de 320 pessoas, entre os casais participantes e os que atuaram na organização, e teve como tema Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Acolhidos com o café da manhã, o evento iniciou-se com um momento de oração e a palestra “A espiritualidade no ECC”, conduzidos pelo Padre Lindomar José Bragança. Na sua fala, ele ressaltou a centralidade da espiritualidade no desenvolvimento de todas as atividades do ECC como fator determinante para o alcance dos objetivos do serviço escola.

Padre Lindomar José Bragança – palestra “A espiritualidade no ECC”.

A segunda conferência foi proferida pelo Casal de Ligação Regional, Adriana e Célio, tendo como tema “O desafio do ECC no pós-pandemia”, destacando a importância fundamental da perseverança dos casais nas diferentes atividades, especialmente de pós-encontro, para a continuidade dos serviços do ECC junto às paróquias, diante dos novos desafios trazidos para as famílias pela pandemia da Covid-19.

A terceira conferência, ministrada pelo casal Wanélia e José Carlos, abordou o tema “Família: um grande sistema”. A palestra enfatizou que a referência familiar se mostra como um importante elemento constituinte de cada indivíduo, que funda sua estrutura física, mental, emocional e espiritual, contribuindo para a compreensão da construção das relações na vida do casal e da família.

Padre Jamilson Inácio da Silva, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, de Rio Pomba.

O Padre Jamilson Inácio da Silva, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Rio Pomba e representante da Arquidiocese de Mariana na gestão do Recanto Sítio da Lola, oportunamente cumprimentou os presentes e trouxe mensagem sobre a importância do engajamento dos casais do ECC junto às pastorais e movimentos da Igreja.

A quarta fala, “Missão do ECC nas Paróquias”, foi refletida pelo Casal Arquidiocesano, Mônica e Bruno, destacando a importância do ECC na formação dos casais para atuação nas diferentes atividades das paróquias e para a ação evangelizadora.

Na sequência, foi servido o almoço e realizada a apresentação das equipes que trabalharam na organização do evento, desde o acolhimento, cuidados com o espaço físico, bem-estar e preparo da alimentação servida.

O casal Wander e Tânia, da Paróquia Bom Pastor, em Conselheiro Lafaiete, entregou ao casal Clotildes e Dimas, da Paróquia de Sant’Ana, em Carandaí, ambos do Setor Sul – Foranias Carandaí e Alto Rio Doce, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Vitória, intercessora do XXIII Congresso Nacional do ECC, previsto para o período de 14 a 16 de julho de 2023.

Em seguida, foi proferida a palestra “A fé e a oração na Família”, pelo casal Sylvia e Waguinho, quando foi enfatizada a importância da fé na superação das muitas provações e na oferta de amparo às pessoas fragilizadas emocional e espiritualmente.

Após, foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Diretor Espiritual Arquidiocesano do ECC, Padre Daniel Angelo Henriques, e concelebra pelo Padre Lindomar José Bragança. Encerrada a Santa Missa, foi servido um café aos casais, que retornaram aos seus respectivos lares, levando as mensagens sobre os temas tratado durante o Encontrão.

Texto e fotos: Mônica e Bruno, Casal Arquidiocesano ECC – Arquidiocese de Mariana

VEJA TAMBÉM