sábado

, 13 de agosto de 2022

Encontro Arquidiocesano de Liturgia é encerrado em Barbacena

21 de outubro de 2019 Arquidiocese

O Encontro Arquidiocesano de Liturgia foi encerrado neste domingo (20), na Casa de Retiros Dom Bosco, em Barbacena (MG). Voltado para músicos, o encontro reuniu 110 participantes e teve como tema “O canto e a música litúrgica”. A programação contou com a assessoria do frei Joaquim Fonseca, celebrações, oficinas e momentos de partilha. 

Segundo o assessor arquidiocesano da Liturgia, padre Lucas Germano, o encontro caminhou bem. “O Frei Joaquim apresentou as bases teológica dos cantos e reforçou a necessidade de um repertório bíblico-litúrgico. A participação dos músicos foi marcada pelo comprometimento e entusiasmo. Embora muitos já atuam nas paróquias, ressaltaram que sempre há necessidade da formação. Esta ajuda a melhor servir”, disse.

Para a representante arquidiocesana da Comissão de Liturgia, Viviane Aparecida dos Santos, os objetivos do encontro foram atendidos. “Na roda de conversa, os participantes puderam partilhar um pouco de como foi o encontro, foi uma resposta muito positiva, todos muito motivados a retornarem para suas paróquias e começarem um trabalho de formação contínua, muitos disseram que agora entendem o verdadeiro sentido de cantar a liturgia, de que pela música os fiéis participam e celebram o mistério pascal de cristo. Eles retornaram para suas comunidades e paróquias mais  conscientes de seu papel na liturgia”, afirmou.

Essa formação encerrou o ciclo de formação sobre o canto e a música litúrgica na arquidiocese. 

Agenda