O Economia de Francisco e Clara, evento internacional que tem como protagonistas jovens economistas e empresários de todo o mundo, será realizado de 19 a 21 de novembro em live streaming no portal francescoeconomy.org. Para o final dos três dias está confirmada a participação “virtual” do Papa Francisco. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também fará a transmissão da abertura do evento, ao vivo, por meio de suas redes sociais (@cnbbnacional) na quinta-feira, às 10h (horário de Brasília), 14h em Roma.
A iniciativa ganhou corpo a partir do convite do Santo Padre dirigido em 11 de maio de 2019 a economistas, estudantes, empresários e empresários com menos de 35 anos. O Papa Francisco, de fato, pretende iniciar, com jovens e um grupo de especialistas qualificados, um processo de mudança global para que a economia de hoje e de amanhã seja mais justa, fraterna inclusiva e sustentável, sem deixar ninguém para trás.
O encontro estava agendado para se realizar de 26 a 28 de março deste ano em Assis, mas com a emergência provocada pela pandemia de coronavírus, acabou sendo adiado para novembro, via streaming. O próximo encontro, este sim presencial, está programando para se realizar, sempre na cidade de São Francisco, no outono de 2021, quando as condições de saúde permitirem a participação de todos.
A organização do evento “The Economy of Francesco”, em versão on-line, permitirá que todos os jovens inscritos (2.000 de 120 países) participem do encontro nas mesmas condições, de compartilhar suas experiências, trabalhos, propostas e as reflexões amadurecidas nos últimos meses.
Do Brasil, três jovens que integram a Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara, o educador e sociólogo, Eduardo Brasileiro, a comunicadora social e militante da Pastoral da Juventude de São Paulo, Dai Zito, e o mestrando em administração da PUC Minas, Ramon Jung Pereira irão participar do evento.
Os três jovens brasileiros inclusive falaram sobre a metodologia e reflexões propostas pelo encontro e a participação dos jovens brasileiros e da Igreja no Brasil neste processo, em uma live promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no início do mês de novembro. Confira:
O programa do evento digital será inovador, participativo e global. Assis sediará a “direção” do evento e as transmissões ao vivo de locais históricos franciscanos: Basílica de São Francisco de Assis, Igreja de São Damião, Santuário de Rivotorto, Basílica de Santa Clara, Santuário da Despojamento, Palazzo Monte Frumentario.
Haverá espaço para conferências com jovens economistas e empresários, em diálogo com personalidades de renome internacional, para discutir os temas, propostas e perspectivas da Economia de Francisco. Haverá também momentos de meditação e reflexão.
As 12 aldeias temáticas, transformadas em sessões de trabalho on-line que os jovens realizaram nos últimos meses são: trabalho e cuidado; gestão e dom; finanças e humanidade; agricultura e justiça; energia e pobreza; lucro e vocação; policies for happiness; CO2 da desigualdade; negócios e paz; Economia é mulher; empresas em transição; vida e estilos de vida.
Estão previstas conferências com palestrantes de renome internacional, incluindo o prêmio Nobel Muhammad Yunus, além de economistas e especialistas como Kate Raworth, Jeffrey Sachs, Vandana Shiva, Stefano Zamagni, Mauro Magatti, Juan Camilo Cardenas, Jennifer Nedelsky, Sr. Cécile Renouard, assim como numerosos empresários com experiência e competências consolidadas. Todos os palestrantes estarão disponíveis para ouvir os jovens também em entrevistas pessoais, bem como em sessões interativas de grupos limitados de participantes.
O mundo precisa da criatividade e do amor dos participantes que, como artesãos do futuro, estão tecendo a Economia de Francisco, entre o já e o ainda não. Para a mídia que deseja fazer entrevistas e participar do evento, será necessário enviar uma solicitação para accrediti@sanfrancesco.org
A organização está confiada a uma Comissão Organizadora composta por: Diocese de Assis, Instituto Seráfico, Município de Assis, Economia de Comunhão, e com o apoio, em nome da Santa Sé, do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, que patrocina a iniciativa e as Famílias franciscanas.
Material multimídia, programa, informações e palestras completas estão disponíveis aqui.
Fonte: CNBB