sábado

, 20 de abril de 2024

Encontro de Diretores Espirituais promove formação, comunhão, dinâmicas e o compartilhamento de experiência

08 de março de 2024 Igreja no Brasil

O Encontro Nacional de Diretores Espirituais teve início na segunda-feira, 4, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), sob o tema “A espiritualidade do Bom Pastor”. A missa de abertura foi presidida por dom Ângelo Ademir Mezzari e concelebrada pela diretoria da OSIB, organizadora do evento e os oitenta diretores espirituais presentes para o Encontro.

No segundo dia do encontro, 5, o padre Humberto Robson de Carvalho, assessor do evento, começou a discorrer sobre a Espiritualidade do Bom Pastor, compartilhando sua expertise e conduzindo momentos de reflexão e troca de experiências entre os diretores espirituais presentes.

Durante a missa presidida por dom João Bosco Barbosa de Souza, bispo de Osasco, na quarta-feira destacou-se a importância de unir a teoria à vivência prática no processo de ensino e acompanhamento espiritual.

No último dia do encontro. 7, na missa de encerramento com dom José Albuquerque de Araújo, bispo referencial da OSIB Nacional, ressaltou-se a importância do trabalho em comunhão entre todo o corpo formativo e colaborar com as pessoas, encerrando assim o evento.

Ao longo desses dias foram abordados temas como a “diocesaneidade como vínculo e traço indispensável da espiritualidade do padre diocesano” e a união com o presbitério, promovendo não apenas a formação dos participantes, mas também a comunhão, dinâmicas de caráter mistagógico e o compartilhamento de experiências entre os diretores espirituais de todo o país.

Texto e fotos: CNBB com informações da OSIB

Veja também:

Carisma do padre diocesano: amor pela diocese, carinho pelo bispo, fraternidade presbiteral e amor pelo povo de Deus

Agenda