domingo

, 16 de junho de 2024

Encontro de Formação Igreja e Mineração é realizado em João Monlevade

16 de outubro de 2019 Arquidiocese

Agentes de pastoral, membros da Comissão para o Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana, ambientalistas, representantes das Cáritas, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), pescadores e representantes dos atingidos de Mariana e Brumadinho estão participando do Encontro de Formação Igreja e Mineração, em João Monlevade. Iniciado nesta terça-feira (15), o encontro segue até a próxima sexta-feira (18) e reúne cerca de 40 pessoas. 

Na abertura do encontro, o bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Vicente de Paula Ferreira, abordou sobre a criação da Comissão Episcopal da Ecologia Integral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Segundo ele, “a partir dos dramas ecológicos e socioambientais, devemos animar os movimentos da sociedade para salvar a humanidade e a Casa Comum”. O Sínodo da Amazônia e a proposta do Papa Francisco de uma “Igreja em Saída” também fazem parte das reflexões. 

Para Whelton Pimentel, integrante da Comissão de Meio Ambiente, “as experiências de resistência e luta pela vida, além do elaborado e profundo subsídio preparado pela Comissão da CNBB e da articulação Igreja e Mineração dão aos participantes a  dimensão do tamanho da responsabilidade dos cristãos com a Casa Comum e com a vida no planeta”.