domingo

, 21 de abril de 2024

Encontro de Leigos da Forania de Rio Pomba é realizado em Mercês

01 de setembro de 2023 Arquidiocese

O último sábado, 26 de agosto, foi marcado pelo Encontro dos Leigos da Forania de Rio Pomba. A Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mercês (MG), foi quem recebeu os representantes do Laicato de cinco das oito paróquias que compõem a Forania. Além dos leigos, também estiveram presentes os Padres José Maria Dias, Wagner José Nascimento Balbino e João Francisco Xavier, Pároco local.

Durante o encontro, o Padre Wagner foi responsável pela leitura da Palavra, que conduziu sua fala baseada no Catecismo na Igreja e a importância do Laicato na Dimensão Catequética. Por sua vez, o Padre José Maria falou sobre “Defender a vida no nosso chão”, fazendo com todos refletissem sobre o tema.

Um dos coordenadores da Dimensão Sociopolítica da Região Mariana Sul, Dionísio Antônio de Souza Faria, ficou responsável pela terceira reflexão da pauta, “Espaços eclesiais e sociais para exercer nossa missão e profecia”, chamando atenção dos participantes para alguns questionamentos: “O que falta para continuidade de nosso trabalho e como torná-lo melhor?”.

Em seguida, Vitor da Costa Marcelino, da Equipe Regional da Pastoral da Juventude, falou aos presentes, embasando-se no Documento 105 da CNBB sobre os “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade” e no Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE).

O encontro da Forania de Rio Pomba faz parte de uma ação promovida pela Região Mariana Sul que tem como tema “Cristãos Leigos e Leigas, ontem, hoje e sempre na missão e na profecia!”. A finalidade da ação é reunir os leigos que atuam em cada forania, fortalecendo a caminhada e ressaltando sua importância e missão.

As foranias de Alto Rio Doce e Carandaí farão seus encontros em datas ainda a serem divulgadas.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Divulgação

Agenda