sábado

, 25 de maio de 2024

Encontro do secretariado da Região Leste é marcado por despedida da Secretária Regional

18 de abril de 2024 Arquidiocese

Aconteceu na última segunda-feira, 15 de abril, no Centro de Pastoral da Região Mariana Leste, em Ponte Nova (MG), uma formação para o secretariado regional com o tema “Arquivo Eclesial”.

O encontro foi assessorado pelo Diretor do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana, Padre Leandro Ferreira Neves, e contou com a presença de cerca de 40 secretários e secretárias de quase todas as paróquias da região.

Formação para o secretariado foi sobre Arquivo Eclesial.

Despedida de Ana Luiza: 23 anos de dedicação

O momento também foi a despedida da Secretária Ana Luiza Ferreira que se aposentou e, após 23 anos, deixou a Secretaria da Região Mariana Leste. Na ocasião, um almoço fraterno com o secretariado e padres presentes, bem como as demais secretárias regionais e arquidiocesana, marcou a data.

“Acho que dá um livro a minha vida na região. Foi dedicação total”, descreveu Ana Luiza que, desde abril de 2001, colaborou com o regional. Nesse período, ela conta que trabalhou com os dois Arcebispos de Mariana já falecidos, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida e Dom Geraldo Lyrio Rocha, e nove vigários episcopais. Desses, dois atualmente são bispos: Dom Lauro Versiani Barbosa e Dom Walter Jorge Pinto.

Ana Luiza é presenteada pelo Vigário Episcopal, Padre Luiz da Paixão Rodrigues.

Além deles, um vigário forâneo com quem trabalhou também hoje faz parte do episcopado brasileiro: Dom Geraldo de Souza Rodrigues, que era vigário forâneo de Viçosa na época de sua nomeação.

Segundo Ana Luiza, os anos que trabalhou no Centro de Pastoral da Região Leste foram importantes para o seu crescimento pessoal, espiritual e profissional. “Tempos desafiantes, mas tive oportunidade de conhecer quase todas as paróquias da região, faltaram apenas três. Os últimos anos, após a pandemia, foram os mais desafiantes, principalmente em relação a minha saúde. Assim, agradeço a compreensão de todos pela limitação imposta nestes tempos”, disse.

Durante esse tempo, Ana Luiza partilha que foram muitos os momentos especiais vividos, com destaque para as Romarias dos Trabalhadores e Trabalhadoras realizadas em Urucânia (MG), o 3º e o 4º Fórum Social pela Vida e o Mutirão Arquidiocesano de Comunicação. “Foram muitos eventos, reuniões, encontros, Mutirão Brasileiro de Comunicação”, comentou.

Ana Luiza e Dom Luciano no Mutirão Arquidiocesano de Comunicação. Foto: Arquivo Ana Luiza

Para Ana Luiza, o sentimento que fica é de trabalho realizado. “Agradeço a todos que foram os anjos na minha vida nestes 23 anos: padres, secretários, agentes de pastoral, conselheiros. Deus abençoe a todos”, expressou.

Atualmente, a nova Secretária da Região Mariana Leste é Aline Aparecida Silva Pereira.

Fotos: Pe. Lindomar Bragança