quinta-feira

, 18 de agosto de 2022

Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana chega em sua 32ª edição

14 de março de 2022 Arquidiocese

Tem início nesta segunda-feira, 14 de março, a partir das 12h, o 32º Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana. Com o tema “Vida e Ministério: Dimensão existencial, desafios e cuidados”, o Clero Marianense seguirá reunido no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo (MG), até esta quinta-feira, dia 17.

Após ter ocorrido de forma on-line em 2021 devido à pandemia, o evento volta a acontecer presencialmente neste ano, respeitando as medidas de prevenção e cuidados ainda necessários. “O Encontro de Presbíteros e Diáconos ocorre neste contexto de Sinodalidade, mas também da pandemia. É importante que, primeiramente, tenhamos o autocuidado no sentido físico, bem estar, questão psicológica, mas também a nossa mística e espiritualidade libertadora”, afirma o Representante dos Presbíteros, Padre Paulo Barbosa, mais conhecido como Padre Paulinho.

“Também é uma oportunidade de nos reencontrar após tanto tempo em que estivemos mais na paróquia, fazendo os trabalhos específicos, é sempre importante reencontrar porque o encontro favorece a ministerialidade, a comunhão presbiteral, favorece também a nossa convivência e os projetos em comum que nós abraçamos nas nossas comunidades e na nossa Igreja. Além do que, se torna também o encontro, uma grande expectativa para todos, após tanto tempo, podermos revermos uns aos outros e poder reiterar tudo que é bom na caminhada da nossa Igreja”, enfatiza o sacerdote.

Sobre o Encontro

De acordo com Padre Paulinho, a primeira edição do Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana aconteceu em 1991, durante o pastoreio de Dom Luciano Mendes de Almeida. Neste ano, o evento chega em sua 32ª edição, sendo a quarta com a participação do atual Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos.

Agenda