quinta-feira

, 30 de maio de 2024

Encontro em preparação à Campanha da Fraternidade 2024 do Regional Leste 2 reúne mais de 200 participantes

18 de outubro de 2023

O Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início na noite dessa segunda-feira, 16 de outubro, ao Encontro em preparação e animação da Campanha da Fraternidade 2024. O evento on-line, que reflete o tema “Fraternidade e Amizade Social” e lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23,8), conta com a participação de 226 pessoas.

A assessoria está sendo realizada pelo Secretário Executivo de Campanhas da CNBB, Padre Jean Poul Hansem, e o Irmão Denilson Mariano, Movimento Boa Nova. A proposta é refletir sobre a amizade social e o reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs, a partir dos métodos ver, iluminar, agir.

Padre Jean Poul foi o responsável por iniciar as exposições durante a primeira noite do encontro. Usando o método ver: “onde está o teu irmão?” (Gn 4,9), foi apresentado que a sociedade vive fisicamente próxima, mas existencialmente distante com a construção de muros em vez de pontes e caminhos. “Queremos promover o despertar para o valor da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social”, argumentou.

Nas noites de terça-feira, 17 de outubro, e quarta-feira, 18 de outubro, o Irmão Denilson será o responsável por conduzir as reflexões sobre a CF 2024, a partir das metodologias iluminar e agir.

O Bispo Auxiliar de Belo Horizonte e secretário do Leste 2, Dom Joel Maria dos Santos, e o Bispo de Janaúba e bispo presidente Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, Dom Roberto José da Silva, acompanharam as reflexões na primeira noite. Pe. Rodrigo Souza da Silva, secretário executivo, também participa ativamente do encontro.

Texto e foto: CNBB Leste 2

VEJA TAMBÉM