sábado

, 27 de abril de 2024

Encontro Mineiro da Pastoral Afro-Brasileira será realizado em 2020

01 de abril de 2020 Arquidiocese

O Encontro Mineiro da Pastoral Afro-Brasileira será realizado neste ano. O encontro está agendado para os dias 9 a 12 de outubro, em Belo Horizonte, e começou a ser pensando no 12º Fórum Pela Promoção da Igualdade Racial (FOPPIR), em novembro de 2019.

“O FOPPIR contou com a presença do padre Jotaci, referência estadual da Pastoral Afro-Brasileira, e de várias outras lideranças. Na oportunidade, o grupo se reuniu para dialogar sobre a presença da negritude nos trabalhos pastorais e avaliamos a proposta apresentada pelo padre Jotaci de se realizar um encontro mineiro da PAB. Como encaminhamento, foram indicadas duas pessoas de cada arquidiocese/diocese presente e ficou agendada uma reunião para janeiro de 2020, em Betim, com o objetivo de aprofundar a discussão sobre a proposta do encontro mineiro”, explicou Maria José, integrante da Pastoral. 

No dia 11 de janeiro, representantes da PAB de cinco arquidioceses/dioceses de Minas Gerais (Belo Horizonte, Mariana, Caratinga, Itabira e Governador Valadares) reuniram-se em Betim. Num primeiro momento houve uma partilha sobre a PAB e sua organização no Estado. Após uma manhã de diálogo, verificou-se a necessidade de promover um momento de encontro das forças vivas da negritude no estado mineiro.

“Assim, criou-se a Comissão Organizadora do Encontro Mineiro da Pastoral Afro-Brasileira que ao longo do ano, receberá outros membros de outras dioceses do estado. Já iniciando os trabalhos, a Comissão conseguiu encaminhamentos importantes para o encontro mineiro. Iniciou a discussão do objetivo do encontro, foi construída uma primeira proposta para logomarca, tema e lema do encontro, bem como sua programação. Entre tantas lideranças eclesiais negras, definiu-se que o patrono do encontro da PAB será Dom Silvério Gomes Pimenta”, destacou Maria. 

No dia 14 de março, a Comissão se reuniu pela segunda vez em Ouro Preto.  Dessa vez somou-se a esta comissão, a Diocese de Campanha. Nesta reunião, aprofundaram-se várias propostas construídas na primeira reunião, com seus devidos encaminhamentos, e afirmou-se que a metodologia de organização do encontro se dará por meio de cinco equipes de trabalho: Equipe de Infraestrutura, Logística e Finanças: Arquidiocese de Belo Horizonte; Equipe de Comunicação: Arquidiocese de Mariana e Diocese de Campanha; Equipe de Programação e Metodologia: Diocese de Itabira; Equipe de Oração e Mística: Diocese de Governador Valadares; Equipe de Animação Cultural: Diocese de Caratinga. A proposta das equipes é que todos/as possam contribuir na construção do encontro. Todas as propostas das equipes são apresentadas na comissão geral, devidamente discutidas, aprovadas e encaminhadas.

A próxima reunião da Comissão Organizadora serpa em Governador Valadares e está prevista para o dia 23 de maio. 

 

Agenda