quarta-feira

, 17 de abril de 2024

Equipe ampliada da Micro Centro II das CEBs se reúne na cidade de Virginópolis

16 de agosto de 2022 Arquidiocese

No último o dia 07 de agosto, a Micro Centro II das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Regional Leste 2 reuniu-se na cidade de Virginópolis (MG), Diocese de Guanhães. A equipe é formada por cinco Igrejas Particulares mineiras: a Arquidiocese de Mariana e as Dioceses de Itabira-Coronel Fabriciano, Caratinga, Governador Valadares e Guanhães, sendo que três estiveram presentes no encontro. À ocasião, a Arquidiocese de Mariana foi representada por cinco integrantes das CEBs arquidiocesana.

A reunião iniciou-se às 9h, com oração do ofício Divino das comunidades, que foi preparada pelos membros da Diocese anfitriã. O objetivo do encontro foi proporcionar um momento de formação sobre o Sínodo 2021-2023, que foi apresentado pelo Coordenador da Micro Centro II, José Euzébio de Oliveira.

Além desse, outro assunto em pauta foi a organização dos trabalhos pós-pandemia, como o 15º Intereclesial que acontecerá em julho de 2023 em Rondonópolis (MT). Para esse evento, previsto para um público de 1.200 pessoas, o Regional Leste 2, que compreende o estado de Minas Gerais, terá apenas 40 vagas, sendo dez destinadas à Micro Centro II, ou seja, duas para cada (arqui)diocese.

Dessa forma, as escolhas dos representantes das Igrejas Particulares da Micro Centro II terão que ser feitas até o mês de novembro, tendo sido estabelecidos como critérios que sejam pessoas de caminhada e que tenham facilidade em elaborar síntese. Na Arquidiocese de Mariana, os representantes serão escolhidos no dia 20 de agosto, durante encontro a ser realizado em Mariana (MG).

Segundo José Euzébio, ainda durante a reunião, foram apresentadas as atividades realizadas pelas equipes de CEBs nas Dioceses de abril a julho deste ano. “Percebemos que todas as dioceses não ficaram paradas”, comentou. Por fim, foram feitos os convites para os presentes participaram do 28º Grito dos Excluídos e Excluídas, que ocorre em 07 de setembro, e da V Romaria das Águas e da Terra na cidade de Conceição do Mato Dentro, Diocese de Guanhães.

A próxima reunião da Micro Centro II será dia 12 de novembro em Rio Espera (MG), na Arquidiocese de Mariana, no Sítio Catavento em Rio Melo.

Texto: José Euzébio de Oliveira – Representante leigo da CEB’s da Arquidiocese de Mariana

Fotos: Ana Dalva Martins

Agenda